Você está aqui

Senai-RS está pronto para a Worldskills 2015

 
São Paulo vai sediar o Worldskills Competition, de 11 a 16 de agosto, a maior competição de educação profissional do mundo, realizado de dois em dois anos desde 1950. Mais de 1,2 mil competidores de 63 países estarão participando em 50 ocupações diferentes relacionadas a profissões técnicas. Entre os 56 integrantes da delegação brasileira, três gaúchos: Diego Basso e Mateus Gaspary, da ocupação de Mecatrônica, do Centro Tecnológico de Mecatrônica Senai, de Caxias do Sul; e Victor Bernardo, de Tecnologia de Mídia Impressa,  do Centro de Educação Profissional Senai de Artes Gráficas, de Porto Alegre. 
 
A competição, que tem um público estimado em 200 mil pessoas, ocupará 213 mil metros quadrados do Anhembi Parque, abrangendo Pavilhão de Exposições, Sambódromo e Palácio de Convenções. Na competição, que ocorre ela primeira vez na América Latina, os competidores, com idade entre 16 e 22 anos, simulam desafios de suas profissões que devem ser cumpridos dentro de padrões internacionais de qualidade. Eles demonstram habilidades técnicas individuais e coletivas para executar tarefas específicas de cada uma das ocupações.
 
“A nossa expectativa é trazer o ouro”, conta Mateus Gaspary, de 19 anos. “Estamos muito ansiosos”, explica ele que é dupla de Diego Basso. Há dois anos envolvidos com a competição, a dupla está focada. “Neste momento não estou pensando no pós. Mas sei que vamos colher os frutos depois”, diz.  Se a experiência está valendo a pena, Mateus pensa mais longe. “Além de tecnicamente, profissionalmente, ganhamos pessoalmente. Aprendi a lidar com pessoas, emoções e problemas”, destaca. Diego lembra que mesmo com a bagagem já adquirida, a dupla já ganhou um Worldskills America, o momento é de “frio na barriga. Estamos concentrados”, ressalta.  Victor Bernardo, que competirá em Tecnologia de Mídia Impressa, salienta que com ou sem medalha os dois anos de treinamento valeram a pena.”O desenvolvimento pessoal e profissional que adquiri é o que mais conta”.   
 
Quem organiza a Competição é o Senai, que possui um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo, e a WorldSkills International, organização global, atualmente com 74 países e regiões membros, que promove educação e formação de serviços técnicos e sociais. Aproximadamente 7 mil terceiros estarão envolvidos no evento, além de 800 voluntários e 8,5 mil colaboradores do Sistema Indústria. Do Senai gaúcho, 40 pessoas trabalharão diretamente na competição, incluindo gerentes de seção, experts, observadores e outros. 
 
Na última edição, realizada na Alemanha, em 2013, o Brasil levou sua maior delegação ao evento desde 1983, ano de início da participação na disputa mundial. Foram 41 competidores de todo o país distribuídos em 37 ocupações. Os brasileiros ganharam 12 medalhas, sendo quatro de ouro, cinco de prata e três de bronze, além de 15 certificados de excelência.
 
 
Publicado quinta-feira, 6 de Agosto de 2015 - 10h10