Você está aqui

Senai-RS inicia parceria com Estado para oferta de cursos técnicos aos alunos de Ensino Médio

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) e a Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul assinaram nesta quarta-feira (5) um termo de cooperação para a oferta do curso Técnico em Eletrotécnica na escola Dr. Carlos Antônio Kluwe (Bagé) e do curso técnico em Design de Móveis na escola Landell de Moura (Bento Gonçalves). Os cursos serão administrados pelo Senai em forma de proposta-piloto, operacionalizados gratuitamente na modalidade aprendizagem industrial de nível técnico, possibilitando ao aluno ser cotista de empresas industriais.

“O Senai-RS busca auxiliar o Estado na formação profissional dos alunos”, explica o diretor-regional da instituição, Carlos Trein. “E este é um momento em que estamos ampliando o portfólio dos cursos técnicos, o que vai aumentar as possibilidades de empregabilidade para os estudantes”, ressalta. A superintendente de Educação Profissional (Suepro/Seduc), Tamires Fakhi, disse que a ideia é a expansão da parceria. “Nossa intenção é refletirmos juntos sobre as demandas do mundo do trabalho”, disse.

A proposta piloto vai alcançar 25 alunos em Bagé, que serão capacitados na unidade no turno inverso à escola básica, e em Bento Gonçalves, 30 alunos, também no Senai do município. Os cursos têm duração de dois anos.

“O termo de cooperação possibilita aos alunos uma nova trilha de aprendizagem, com viés industrial, o que é novo no Estado”, salienta Trein. “Temos o conhecimento do que a indústria vive e viverá, o que nos possibilita antecipar a formação profissional dos alunos conforme o viés do mundo do trabalho”, afirmou.

Publicado quarta-feira, 5 de Abril de 2023 - 16h16