Você está aqui

Senai-RS ministra curso para servidores

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) está ministrando o curso de Orçamento Paramétrico em BIM, em parceria com o Laboratório de Estudos de Tecnologias BIM (LaBIM), vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) para servidores do Estado.  A metodologia BIM é um conjunto de tecnologias e processos que permite a utilização de modelos digitais de uma construção de modo colaborativo, cuja finalidade é melhorar a qualidade de obras e serviços de engenharia e arquitetura. 

O curso busca capacitar os participantes no desenvolvimento de diversas habilidades técnicas em BIM. Os servidores aprenderão até 2 de fevereiro a identificar os requisitos de informação, como tipo de material e serviço, em cada etapa do processo construtivo no contexto do BIM, bem como configurar informações paramétricas aplicáveis a cada fase do processo construtivo em modelos digitais de edificações.   

Dez servidores, das Secretarias de Obras Públicas (SOP), Habitação (SEHAB), Fazenda (SEFAZ) e Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), participam da capacitação de Orçamento Paramétrico em BIM no LaBIM, laboratório situado no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre. O curso, com carga horária de 36 horas, está sendo ministrado pelo instrutor de educação profissional do Senai-RS, Robson Taina, especialista em criação, gerenciamento e compatibilização de projetos em BIM.  O Senai também foi contratado para o curso de Projetos Hidrossanitários que ainda não tem data. A unidade responsável pela capacitação é o Centro de Formação Profissional da Construção Civil, de Porto Alegre.

Publicado Terça-feira, 23 de Janeiro de 2024 - 17h17