Você está aqui

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) recebeu na noite desta quinta-feira (30) pela quarta vez o Troféu Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa. Este ano, o tema da 18ª Edição engloba cases de ações efetivadas em 2016, que representem práticas e ações para desenvolver formas de enfretamento a discriminação, à violência de gênero e as desigualdades, tendo como base os Princípios para Empoderamento das Mulheres, lançado pela ONU Mulheres, e Pacto Global. O Senai-RS recebeu a distinção pelo Programa Senai de Ações Inclusivas (PSAI) Capacitação Profissional de Mulheres com Deficiência. 


O PSAI, com foco na vertente Gênero e Deficiência, tem como objetivo promover e apoiar a inclusão de pessoas com deficiência na indústria. O programa possibilita o ingresso de mulheres com base nos princípios da equidade cursos regulares nas escolas do Senai-RS, com respeito à diversidade, orientação sobre acolhimento dos colegas com algum tipo de necessidade específica. Os alunos contam com acompanhamento e convivência em seu ambiente escolar, como fatores de suma importância para o sucesso do programa de inclusão na empresa e atendimento de prerrogativas legais. Desde sua implantação em 2001, foram capacitados 9.051 alunos, implantando a metodologia em 40 escolas. Foram constituídos 13 Grupos de Apoio Local e 150 parcerias no Estado do Rio Grande do Sul.

“O PSAI promove condições de equidade que respeitem a diversidade inerente ao ser humano (gênero, raça/etnia, maturidade e deficiência) visando à inclusão e à formação profissional dessas pessoas nos cursos do Senai, com base nos princípios da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência”, afirma o diretor regional do Senai-RS, Carlos Trein. O programa está fundamentado em uma educação profissional emancipatória para desenvolver a capacidade de pensar criticamente a realidade e promover a igualdade de condições para as pessoas, com e sem deficiência  que procuram na Educação Profissional a inserção e/ou reinserção na indústria, conforme o diretor.

Desde 2004, o Senai-RS inscreve seus programas sociais no Prêmio de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa, concorrendo na categoria Instituições de Ensino Fundamental, Médio, Técnico e Profissionalizante, buscando conquistar às premiações de reconhecimento social.

Em todas as participações anuais, a instituição recebeu o reconhecimento com o Certificado e conquistou quatro troféus (2008, 2009, 2014 e 2017), além de nove medalhas. Em 2016, o Senai-RS obteve a Medalha Destaque 2016 do Prêmio de Responsabilidade Social, com o tema norteador “Consumo Consciente e Educação Financeira”, do Projeto Desafio SENAI. 

Crédito foto: Dudu Leal

Publicado sexta-feira, 1 de Dezembro de 2017 - 13h13