Série Concertos Sesi apresenta Filarmônica de Câmara da Alemanha

Os músicos executarão obras de Bach, Mozart, Tchaikovsky e Haydn

A temporada 2007 dos Concertos Sesi oferece aos gaúchos uma noite com a Filarmônica de Câmara Alemã de Neuss no dia 21 de outubro (domingo), às 19h. Os 25 músicos executarão obras de Bach, Mozart, Tchaikovisky e Haydn. A direção artística dos Concertos Sesi é do pianista Miguel Proença.

A Filarmônica de Câmara - Deutsche Kammerakademie (DKA) foi fundada em 1978 pelo violoncelista e regente Johannes Goritzki. É reconhecida como uma das principais formações do gênero na Europa pela alta qualidade musical e pelo equilíbrio entre rigor e criatividade no trabalho dos músicos e do diretor. O espetáculo contará com as participações especiais de dois solistas: Lena Neudauer, no violino, e Massimo Mercelli, na flauta.

O amplo repertório da Filarmônica alemã está registrado em mais de 30 CDs por importantes gravadoras, tendo obtido prêmios como o Grand Prix du Disque e o Canne Classical Awards. Importantes artistas já se apresentaram com o conjunto, como Krzysztof Penderecki, Thomas Quasthoff, Boris Pergamenshikov, Lilya Zilberstein, Radu Lupu, Isabelle van Keulen, Frank-Peter Zimmermann, Nigel Kennedy e Lord Yehudi Menuhin.

O diretor musical e regente titular, desde 2004, é Lavard Skou-Larsen. Ele nasceu em Porto Alegre e iniciou os estudos de violino com o pai, prosseguindo sob orientação do professor Ernst Moravec, em Viena. Lavard Skou-Larsen obteve prêmios como "Concertino Praga" e "Sergio Lorenzi" de Trieste, tanto como violinista solista quanto como membro de conjuntos de música de câmara. Tem sido convidado para reger várias orquestras: European Comunity Chamber Orchestra, Amsterdam Sinfonietta, Mozarteum Orchestra Salzburg, Dresdner Philharmoniker, Orchestra Internazionale d'Italia, Deutsche Kammerakademe Neuss, e outras.

SOLISTAS − Massimo Merceli foi aluno dos célebres flautistas Maxence Larrieu e André Jaunet. Estreou aos dezenove anos como primeiro flautista do Teatro La Fenice de Veneza, sendo também vencedor do prêmio "Francesco Cilea", do "Concorso Internazionale Giornate Musicali" e do "Concorso Internazionale di Stresa".

Apresentou-se em algumas das maiores salas de concerto do mundo, como o Carnegie Hall (Nova Iorque), Concertgebouw (Amsterdam), Victoria Hall (Genebra), St. Martin-in-the-Fields (Londres) e Parco della Musica (Roma).

Massimo Mercelli é, desde 2001, membro do comitê diretor da European Festival Association. Em 2005, realizou a primeira execução da obra "Sacred Taoist Dance", de Philip Glass, e, em 2006, apresentou-se na Wigmore Hall de Londres e na grande sala do Mozarteum de Salsburg; ministrou master-class na Rostropovich Foundation e estreou a obra "Façades", também de Philip Glass, para flauta e piano, acompanhado pelo compositor.

A violinista Lena Neudauer, nascida na Alemanha, em 1984, iniciou a sua carreira aos onze anos em turnê pelo Japão com a Orquestra Filarmônica de Munique, apresentando-se, desde então, como solista pela Europa, Ásia, EUA e América do Sul.

Recebeu diversos prêmios como o "Günther Klinge Culture Prize", o "European Culture Award", primeiro prêmio do público e segundo lugar sobre todas as categorias no concurso da Konzertgesellschaft de Munique.

J. HAYDN (1732-1809)

SINFONIA N.44 EM MÍ MENOR Allegro con Brio, Menuetto, Adagio, Finale: presto

W. A. MOZART (1756-1791)

SINFONIA CONCERTANTE EM MÍ BEMOL MAIOR, K 364