O Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) coloca à disposição da comunidade de Panambi o Espaço Saúde, sediado na rua Konrad Adenauer, 1585, bairro Érica. O local abriga todos os serviços da instituição, incluindo desde saúde ocupacional e mental, até aplicação de vacinas e consultas de enfermagem. A inauguração oficial ocorreu nesta quinta-feira (27), com a presença do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Gilberto Porcello Petry, do superintendente do Sesi-RS, Juliano Colombo, e de autoridades políticas e empresariais locais. “Cheguei há alguns dias da Alemanha, onde participei de mais uma Feira Industrial de Hannover. E lá, pude perceber a presença marcante e inovadora destes dois pilares naquela sociedade: atenção à saúde e à educação. O mesmo cuidado com estes temas encontro aqui, nesta laboriosa comunidade”, destacou Petry, em seu discurso.
Segundo Petry, o Espaço Sesi Saúde resume o modelo de cuidado integral prestado pela instituição, com a oferta de vários serviços. Ele reforçou, ainda, que no âmbito educacional, foi apresentada a ampliação e revitalização de áreas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “O ensino e uma vida saudável são fatores que impactam a produtividade, a inovação, e, enfim, a competitividade da indústria. Esse contexto justifica plenamente os investimentos que estão sendo feitos e que são oriundos das contribuições compulsórias recolhidas pelas indústrias a cada mês. Assim, são recursos privados que retornam para as empresas por meio de serviços do Sistema S da indústria”, disse.
Em sua apresentação, Juliano Colombo destacou que um novo olhar para a saúde é necessário, envolvendo uma transição epidemiológica, psicossocial e demográfica. O Sesi-RS se posiciona como promotor de saúde integral do trabalhador e da comunidade. O superintendente ressaltou ainda que transtornos mentais comportamentais estão entre as doenças que mais afastam do trabalho. Em 2020, houve uma alta de 26% de afastamentos decorrentes deste fator em relação a 2019. Por isso, Colombo citou a importância de projetos como o + Saúde Mental Panambi, uma parceria do Sesi-RS com indústrias locais e o poder público. Será o fortalecimento da rede de saúde do município de Panambi, visando ao bem-estar e a prevenção de transtornos mentais e comportamentais junto à população. “É preciso transformar o presente de uma comunidade em um futuro com mais cuidado integral em saúde, mais produtividade para o trabalhador e mais desenvolvimento para a indústria”, disse.