Sesi lança Arte e Identidade Cultural na Indústria

Iniciativa promove a expressão no ambiente de trabalho, através de linguagens como a fotografia, o vídeo e a pintura

Ainda no mês de julho, as empresas Comil (Erechim), Springer Carrier (Canoas), Neugebauer (Porto Alegre), Souza Cruz (Cachoeirinha) e Terex (Cachoeirinha) passarão a ter um cotidiano diferente. Elas participam do projeto Arte e Identidade Cultural na Indústria, do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), integrante do Sistema FIERGS. A iniciativa foi apresentada por seus curadores Fernanda Albuquerque, Marcos Lontra e Gabriela Motta na manhã desta quinta-feira (3) na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul. Após um diagnóstico, eles elaboraram uma proposta específica para cada uma das participantes, indicando um artista plástico que irá desenvolver oficinas culturais. A idéia é a expressão no ambiente de trabalho, através de linguagens como a fotografia, o vídeo e a pintura.

Este mês os artistas escolhidos Mariane Rotter (Comil), Maria Helena Bernardes (Springer Carrier), Gisela Waetge (Neugebauer), Tiago Giora (Souza Cruz) e Marcos Sari (Terex) iniciam o trabalho dentro das indústrias, realizado em três oficinas, com encontros quatro vezes por semana e participação de 30 colaboradores. "A proposta, inédita, pretende revelar e desenvolver novas potencialidades junto ao trabalhador da indústria", disse o superintendente regional do Sesi, Edison Lisboa. Ele lembrou que o projeto humaniza a empresa e o ambiente de trabalho. "O Arte e Identidade Cultural na Indústria é uma iniciativa importante que desenvolve o talento e a criatividade, além de agregar valor ao trabalho, destacando pessoas.

Para o trabalhador é uma oportunidade para novos conhecimentos e crescimento pessoal", explicou.

O trabalho segue até o final de outubro. Em dezembro será lançado um catálogo e uma exposição sobre o projeto, além da realização de uma pesquisa de impacto nas empresas participantes.

Publicado quinta-feira, 3 de Julho de 2008 - 0h00