Sesi quer alcançar 13 milhões de atendimento em 2015

Para 2015 a  meta do Sesi é realizar 13 milhões de atendimentos. “Vamos focar no desenvolvimento de ações e projetos que permitam uma presença cada vez maior nas empresas e em um número maior de municípios por meio de alternativas de mobilidade e ampliação dos canais de atendimento virtuais com o uso de ferramentas de TI”, explica o diretor-superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), Edison Lisboa, ao analisar o planejamento para o ano que começa. Conforme ele, também haverá um investimento mais forte no Ensino Médio, enfatizando propostas pedagógicas inovadoras já testadas, buscando preparar os alunos para a vida em sociedade e para o mundo do trabalho. Outro ponto ressaltado para 2015 é a grande campanha de saúde e segurança do trabalho com o apoio de empresas e trabalhadores a fim de minimizar ainda mais os riscos de acidentes. “Sempre buscamos inovações em todas as áreas para oferecer soluções satisfatórias e adequadas às indústrias”, comentou.

Para o novo ano também está prevista a vacinação de 250 mil trabalhadores, ou seja, 20% a mais do que em 2014, o lançamento da campanha “Sorrir faz bem”, que amplia significativamente os atendimentos na área de saúde bucal, o aumento de mais de 50% de trabalhadores atendidos com diagnósticos de Saúde e Estilo de Vida e com serviços de Ergonomia, o crescimento de cursos de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e a criação do Instituto de Inovação em Gestão de Fatores de Risco Psicossociais e do Núcleo de Geração e Disseminação do Conhecimento. O objetivo é transformar a instituição em um centro de referência em Segurança e Saúde do Trabalho.

Com essas e outras ações, espera-se alcançar, em 2015, mais de 122 mil matrículas em Educação Básica e Continuada e chegar a um total 300 mil trabalhadores atendidos em programas e ações voltados à Qualidade de Vida, o que inclui, além das ações de Segurança e Saúde do Trabalho, projetos voltados ao estímulo à atividade física, alimentação saudável e sociabilidade.  Lisboa também destaca o trabalho realizado em 2014 na área da educação, com a criação da primeira escola de Ensino Médio, em Pelotas, e as novas metodologias aplicadas na Educação de Jovens e Adultos (aliando o desenvolvimento das competências cognitivas às competências e habilidades socioemocionais exigidas no mundo do trabalho) e no contraturno escolar. Também foi implantado o curso de Matemática para o Mundo do Trabalho, que visa ao desenvolvimento e à ampliação das habilidades e competências do raciocínio lógico para trabalhadores da indústria da construção civil.

A Consultoria para Educação de Qualidade atendeu cerca de 400 escolas municipais de várias cidades gaúchas. Este ano O Indústria do Conhecimento, programa que leva leitura e inclusão digital a vários municípios do Estado, chegou a Serafina Correa, Nova Prata e Panambi. Comprovando a qualidade do ensino ofertado pelo Sesi, a Escola Infantil do Sesi Sapiranga foi a primeira colocada na categoria Ensino Infantil do Prêmio Construindo a Nação, com o projeto Bicho de Jardim.

Em 2014, 310 indústrias tiveram o Diagnóstico de Saúde e Estilo de Vida, alcançando 24 mil trabalhadores. O curso de Cipa chegou a 1,1 mil empresas e dois Intercipas, com cerca de 2 mil pessoas, e o modelo Sesi em Segurança e Saúde no Trabalho, a 275 indústrias e 10,9 mil trabalhadores. Foram 206 mil colaboradores de 1,97 mil empresas vacinados contra gripe. Além disso, 20 novas unidades móveis de odontologia acabaram adquiridas,  proporcionando mais conforto e praticidade aos trabalhadores e o projeto Construindo Sorrisos foi implementado em nove Centros de Atividades do Sesi.

Outro destaque de 2014  foi a inauguração de 18 Academias ao Ar Livre, chamadas de Espaço Inclusão em Movimento. Outras seis devem ser implantadas em 2015. O objetivo é facilitar o acesso aos exercícios físicos e a promoção do estilo de vida saudável. Os Jogos do Sesi envolveram 25 mil atletas e 1,3 mil empresas, culminando com a 29ª Olimpíada Estadual do Sesi, em Bento Gonçalves, com a participação de 1 mil trabalhadores-atletas de 132 empresas de 51 municípios. O 3º Meeting de Atletismo e Natação, também realizado em Bento Gonçalves, contou com 300 atletas de 53 empresas sediadas em 27 municípios. Em setembro, Belém (PA) recebeu 52 atletas de 13 empresas gaúchas para os Jogos Nacionais do Sesi.

O Programa Sesi Crescendo com Arte recebeu o Top Cidadania ABRH/RS 2014,  na categoria empresas sem fins lucrativos. “As premiações e os resultados obtidos em 2014 permitem antever um 2015 bastante promissor para o Sesi, que deve crescer e ampliar substancialmente o atendimento às indústrias e seus trabalhadores”, conclui Lisboa.
Publicado Terça-feira, 23 de Dezembro de 2014 - 11h11