Sesi-RS exporta Cozinha Brasil

Programa será lançado segunda-feira em Montevideo com o nome de Cocina Uruguai

O Sistema FIERGS, através do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), juntamente com o Conselho Nacional do Sesi, está repassando a tecnologia do Programa Cozinha Brasil para o Uruguai. O lançamento do Cocina Uruguai será nesta segunda-feira (5), no Mercado Agrícola, em Montevideo, após sete meses de preparação. O termo de cooperação técnica foi firmado em abril na sede da FIERGS, entre o Sesi e a Intendência da capital uruguaia.

No país vizinho, o programa vai contar com uma cozinha experimental pedagógica, montada em uma unidade móvel, projetada para ensinar a preparação de alimentos a baixo custo e com alto valor nutritivo, incentivando a utilização de produtos regionais e a mudança de hábitos alimentares, reduzindo o desperdício.

Em junho, três nutricionistas uruguaias vieram a Porto Alegre onde foram capacitados para a implantação e desenvolvimento do programa. Também acompanharam o dia-a-dia do Departamento Regional do Sesi para conhecer a tecnologia de forma mais aprofundada. A unidade móvel de Montevideo foi doada pela Gerdau, uma das parceiros do programa no Uruguai, juntamente com Salus, Pagnifique, Suat e Cambadu. Já o material do Cocina Uruguai foi feito e impresso no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul.

Para exportar o programa, o Sesi firmou convênio com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) possibilitando levá-lo para outras localidades como Paraguai e Panamá, que já manifestaram interesse em implantá-lo nas suas comunidades.

O Cozinha Brasil visa assegurar um processo educativo alimentar permanente em que a população é capacitada a reutilizar alimentos e partes destes normalmente descartados. Todas as receitas ensinadas pela equipe que ministra o curso possuem alto valor nutritivo e baixo custo, sempre respeitando as características gastronômicas e culturais das regiões. Em média o programa reduz em 30% o desperdício dos alimentos.

No Brasil, o programa já capacitou 280 mil brasileiros e é uma iniciativa do Conselho Nacional do Sesi, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e empresas da iniciativa privada e pública. No Rio Grande do Sul, as atividades começaram em janeiro de 2005 e, até o momento 59 municípios já foram visitados, com mais de 12,9 mil participantes.

Publicado quinta-feira, 1 de Novembro de 2007 - 0h00