Sesi-RS quer chegar a 10 milhões de atendimentos em 2014

O Serviço Social da Indústria quer alcançar 10,5 milhões de atendimentos em 2014. Este ano foram 9,87 milhões entre Lazer (3,5 milhões), Educação (2,65 milhões), Saúde (2,46 milhões), centros esportivos (713 mil), Responsabilidade Social/Cozinha Brasil (298 mil), Mobilização Social e Cidadania (115 mil) e Sesimax (86 mil). "Um dos destaques da atuação deste ano foi a melhor articulação de opções para as empresas em educação continuada, atendendo o aprendizado e a adaptação ao mundo do trabalho", ressalta o diretor-superintendente do Sesi-RS, Edison Lisboa. Ele também salienta como importante a ampliação do número de atendimentos a crianças e adolescentes em programas com foco na educação, mas em todas as áreas. "Demonstra uma maior atenção às gerações que estão em formação", afirma.

Lisboa explica que 2014 será o ano de romper barreiras para ampliar o ensino de jovens e adultos, facilitando o acesso dos trabalhadores da indústria à educação em seu ambiente de trabalho. "Pretendemos ter um aumento substancial do número de matrículas nesta área", afirma. Em 2013, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Sesi teve 5,4 mil matrículas. Ele destaca ainda que a defasagem na educação compromete a preparação de trabalhadores que vão para os cursos técnicos, e o Sesi trabalha pela qualificação e requalificação. Para o próximo ano o portfólio de Educação Continuada para o Mundo do Trabalho, que em 2013 teve 12 mil matrículas, vai desenvolver cursos na área de português e matemática para os trabalhadores da indústria.

"Também estamos aumentando a Rede Sesi de Bibliotecas, além das Indústrias do Conhecimento e seus acervos", comentou Lisboa. Este ano foram 1,4 milhão de atendimentos nas bibliotecas e cinco inaugurações de Indústria do Conhecimento (Veranópolis, Venâncio Aires, Parobé, Estância Velha e Cachoeira do Sul). A previsão é de oito novas inaugurações em 2014.

A vacinação contra a gripe atingiu 158,5 mil trabalhadores e 15 mil dependentes de 1.229 empresas e para 2014 a estimativa é de mais de 200 mil doses. Foi realizado o lançamento do Programa Nacional de SST para indústria da Construção em Caxias do Sul e outras ações na área como encontros Intercipas, concurso SST para escolas de Sesi e Senai, campanha de Saúde e Segurança Comportamental, em parceria com o Sinduscon-RS, entre outros. O Sesi-RS ainda foi premiado na categoria Prestador de Serviço em SST, da Revista Proteção e com o Prêmio Marca, na categoria Melhor Marca de Serviços para Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat).

Na área da Odontologia foram adquiridas quatro unidades móveis de alta tecnologia, além de modernização dos serviços na área com investimentos em estrutura física de gabinetes fixos e móveis para atendimentos em diversas cidades. A implementação do Odonto Verde − Práticas de Responsabilidade Socioambiental, com o descarte racional de resíduos e a utilização de equipamentos e materiais ecologicamente corretos e a ampliação do número de participantes no Programa Empresa do Sorriso, que alcançou 40 mil, foram destaques em 2013. Para 2014, 20 novas Unidades Móveis (UMOs) serão adquiridas além de outras motorizadas para atendimento multiprofissional em exames aditivos, coletas e consultas médicas.

Publicado sexta-feira, 3 de Janeiro de 2014 - 0h00