Sistema FIERGS destaca empresas que investem em prevenção de drogas

Revalidação do Selo "Aqui se Pratica a Prevenção" será entregue amanhã

A Tramontina vem investindo em ações educativas na prevenção ao uso de drogas e está colhendo resultados significativos. A indústria será homenageada pelo Sistema FIERGS, por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), dia 11 de setembro, às 17h, na sede da empresa, em Carlos Barbosa, quando terá revalidado o selo "Aqui se Pratica a Prevenção", uma certificação de Responsabilidade Social concedida desde 2001. Em agosto, a Metasa, de Marau, recebeu a distinção.

O Sesi-RS atua junto às indústrias para evitar o consumo de substâncias psicoativas, lícitas e ilícitas, entre os colaboradores e a comunidade. O Projeto de Prevenção ao Uso de Drogas no Trabalho e na Família, em parceria com o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC), estimula a cultura da prevenção, que depende da mudança de hábitos e do apoio da família, do círculo de amizade e das pessoas envolvidas no ambiente de trabalho.

As 60 empresas gaúchas integrantes do Projeto já estão colhendo os resultados. Conforme recente pesquisa, o número de colaboradores fumantes caiu de 23,7% para 18,8% e o consumo regular de álcool (mais de uma vez por semana) passou de 49,7% para 45,2%. Com uma metodologia pioneira, o Sistema FIERGS também expandiu as ações para 17 Estados brasileiros e quatro países (Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai), abrangendo mais de 226 mil colaboradores de 105 empresas e nove escolas profissionalizantes.

PRINCIPAIS RESULTADOS NAS EMPRESAS GAÚCHAS

¿ 10% de redução nas faltas por motivo de doença