Sistema FIERGS e Sociedade Fraunhofer podem ampliar parceria

Desenvolvimento se faz com pessoas treinadas para inovar e criar, e com capacidade para assimilar tecnologias indispensáveis para responder as exigências dos mercados globalizados. Assim o presidente da FIERGS, Paulo Tigre, abriu a Reunião Tecnológica Brasil-Alemanha, realizada dia 30 na sede da entidade, saudando a parceria com a Sociedade Fraunhofer, desde 1999."Eventos como o de hoje, aliados à estrutura do Sistema FIERGS reafirmam o compromisso da indústria com os esforços para qualificar o cidadão e apoiar a evolução das empresas", completou Tigre. A reunião foi promovida também pelo Senai-RS, Conselho de Inovação e Tecnologia da FIERGS e Iel-RS.

O evento, que teve continuidade no Seminário Senai sobre Inovação Tecnológica, debateu o ambiente institucional na difusão tecnológica, nanotecnologia, tecnologia da informação, biotecnologia e energias renováveis. A chefe do Departamento de Desenvolvimento de Negócios Internacionais Sociedade Fraunhofer Munique, Anke Hellwig, afirmou que doze técnicos alemães estavam no encontro, interessados em aprofundar a cooperação iniciada há oito anos e que gerou o Centro de Excelência em Tecnologias Avançadas (Ceta Senai). "Este é o ponto de partida para desenvolver várias outras parcerias", disse ela.

O chefe de Transferência Tecnológica na Aliança das Câmaras Binacionais Alemãs nos países do Mercosul, que também representou o Ministério Federal Alemão para Ensino e Pesquisa, Johannes Frommann, destacou que a parceria entre o Sistema FIERGS e a entidade alemã é uma iniciativa exemplar que mostra vínculos de cooperação visando ao desenvolvimento tecnológico que pode ser estratégico para os dois países. Hoje o mundo chegou em uma encruzilhada: os que dominam a tecnologia e os que são dependentes dos que dominam a tecnologia, descreveu o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Pedro Westphalen. "Parcerias como essa mostram que estamos apostando neste como o caminho para o desenvolvimento", disse.

Publicado quarta-feira, 31 de Outubro de 2007 - 0h00