O seminário Valorização dos Serviços Ambientais, realizado pelo Conselho de Meio Ambiente da FIERGS no dia 13, abordou os caminhos da sustentabilidade. Os especialistas no tema, Roberto Cavalcanti e Marco Antônio Fujihara, alertaram que a nova ordem no mundo dos negócios é atuar em sintonia com a gestão ambiental e a responsabilidade social.
De acordo com Fujihana, diretor do Instituto Totum, as empresas que integrarem sustentabilidade e estratégia de negócios vão garantir o seu futuro. Mas, alerta que, nesta questão, não existe trabalho no curto prazo e de forma pontual. Segundo ele, a sustentabilidade é uma atividade árdua e deve fazer parte de uma estratégia de longo prazo. "Não é uma política ou um procedimento. É cultura e atitude", avisa o especialista.
No evento, que foi aberto pelo diretor da FIERGS André Godoy, o vice-presidente sênior da Conservation International e professor da UnB, Roberto Cavalcanti, explicou que as pressões externas para satisfazer as necessidades sociais são cada vez maiores e vêm de leis e regulamentações, do ambiente de negócios e da sociedade.