Você está aqui

Seminário

Participantes de seminário debatem sobre melhores práticas em negociações coletivas

O Seminário de Negociações Coletivas 2024, realizado pela FIERGS, por meio do Conselho de Relação do Trabalho (Contrab) e pela Unidade de Desenvolvimento Sindical (Unisind), que ocorreu na terça-feira, na sede da entidade, promoveu o conhecimento e entendimento da legislação trabalhista para sindicatos e seus negociadores. O evento também orientou  sobre as melhores práticas em negociações coletivas.

Negociação coletiva assegura entendimento entre empregadores e empregados e deve ser valorizada

A valorização e o fortalecimento da negociação coletiva garantem o entendimento e a pacificação entre empregadores e empregados, mas ao mesmo tempo, aumentam os desafios daqueles que participam desse processo, que ganhou ainda mais importância após a Modernização Trabalhista implantada no Brasil em 2017.

Seminário analisa as consequências para a indústria a partir de novas tecnologias

As transformações necessárias para a implementação das tecnologias para a indústria 4.0, o 5G, segurança cibernética e LGPD estiveram em debate no XV Seminário de Telecomunicações "O Papel da Conectividade no Desenvolvimento de Novas Tecnologias - Infraestrutura, Segurança e Produtividade", realizado de forma on-line, nessa terça-feira. O coordenador do Conselho de Infraestrutura (Coinfra) da FIERGS, Ricardo Portella, disse na abertura do evento que o seminário é um espaço para debater os recentes avanços nas telecomunicações no Brasil e fornecer informações para as empresas.

FIERGS realiza Seminário de Operações de Comércio Exterior

Como oportunidade de atualização sobre procedimentos e processos para exportadores e importadores gaúchos, a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) recebe, em 22 de outubro, o 61º Seminário de Operações de Comércio Exterior. O evento, das 9h às 17h, promoverá a aproximação com técnicos da Subsecretaria de Operações de Comércio Exterior (Suext), vinculada à Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia.

FIERGS promove debate sobre conciliação e resolução de conflitos

As conciliações e as soluções extrajudiciais de resolução de conflitos ganham cada vez mais espaço na Justiça do Trabalho. Para tratar deste tema a FIERGS, por meio do Conselho de Relações do Trabalho (Contrab), realiza o evento A Modernização Trabalhista e os Métodos Consensuais de Soluções de Disputa – Conciliação, com o objetivo de trazer um apanhado a respeito dos avanços da conciliação desde que a Reforma Trabalhista entrou em vigor. Será em 15 de outubro, às 14h30min, na FIERGS. Informações: 0800 51 8555 – opção 3 ou eventos.contrab@fiergs.org.br.

Indústria plástica coloca economia circular na pauta de prioridades

Economia circular e sustentabilidade são compromissos da indústria brasileira do plástico. Esse foi um dos enfoques dos representantes do setor que participaram, nessa quarta-feira (25), da 10ª edição do Fórum Brasileiro de Reciclagem Energética de Resíduos Sólidos com Ênfase em Plásticos – Energiplast, na FIERGS. “O segmento de reciclagem oferece uma imensa gama de opções para o empreendedorismo”, observa o presidente do Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do RS, realizador do evento, Gerson Haas.

Seminário de Telecomunicações apresenta soluções em infraestrutura para a Indústria 4.0

Infraestrutura, soluções e tendências em telecomunicações voltadas para a Indústria 4.0, e o que as empresas gaúchas do setor colocam à disposição para viabilizar toda essa operação estiveram em debate no 13º Seminário de Telecomunicações, realizado pela FIERGS, por meio do Conselho de Infraestrutura (Coinfra).

Faculdade Senai promove debate sobre diversidade no ambiente de trabalho

O 1º Meetup Senai sobre Diversidade e Inclusão no Ambiente de Trabalho, organizado pela Faculdade Senai de Tecnologia, acontecerá entre setembro e outubro na sede da instituição, na av. Assis Brasil, 8450, em Porto Alegre. Serão quatro encontros onde os palestrantes vão falar sobre a importância da inclusão de pessoas com etnias, classes sociais, e outras diferenças, dentro das empresas. Os temas abordados servirão como uma forma de aprendizado para ajudar a diminuir os conflitos no ambiente corporativo, além de colaborar para o crescimento profissional de cada um.

Fruki recebe Road Show -  Liderando 4.0

Em sua terceira edição, o Road Show – Liderando 4.0, promovido pelo Conselho de Inovação e Tecnologia da FIERGS (Citec) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), foi realizado nesta quarta-feira (4), na Bebidas Fruki, em Lajeado. O evento, que teve participação de líderes empresariais de várias indústrias, tem como objetivo demonstrar, difundir e estimular a aplicação de tecnologias habilitadoras da indústria 4.0.