Tendas de saúde do Sistema FIERGS reforçam rede pública e somam mais de 25 mil atendimentos
Estruturas contemplaram oito municípios e seguem operando conforme demanda local
Atuamos a favor da indústria gaúcha estimulando a cooperação entre empresas, ampliando a oferta de produtos e serviços e apoiando o desenvolvimento de novos mercados e sua internacionalização. Juntamente com o SESI, SENAI e IEL, apresentamos soluções que aumentam a competitividade da nossa indústria.
Estruturas contemplaram oito municípios e seguem operando conforme demanda local
Com atendimento ágil e reforço direto no atendimento prestado pela rede pública, as tendas de saúde instaladas pelo Sistema FIERGS, por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) e da Secretaria Estadual da Saúde (SES), já beneficiaram a população de municípios prioritários com mais de 25 mil atendimentos desde junho.
Inicialmente, as estruturas foram direcionadas a locais que enfrentavam superlotação na rede pública de saúde. Em cada uma, atuam equipes formadas por profissionais de saúde, enfermeiros e técnicos.
Ao todo, 20 tendas foram instaladas em Porto Alegre, Alvorada, Sapucaia do Sul, Cachoeirinha, Novo Hamburgo, Eldorado do Sul, Lajeado, Carazinho e Alegrete. Além de ampliar a capacidade de atendimento do sistema público, as estruturas móveis possibilitam respostas rápidas em períodos de maior pressão sobre a rede, seja por epidemia de dengue e outras arboviroses, pelo aumento de internações por síndromes respiratórias ou pelos impactos de eventos climáticos recentes.
Somente na capital, onde foi concentrado o maior número de unidades, oito tendas foram implantadas. Os atendimentos foram iniciados de forma escalonada, contemplando pontos como a Unidade Básica de Saúde (UBS) Camaquã, Unidades de Saúde Mapa e Cristal e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Bom Jesus.
Nos demais municípios, o reforço também serviu para desafogar a demanda local. Em Alvorada, a tenda instalada em junho funcionou até outubro. Em Sapucaia do Sul, duas estruturas foram implantadas em julho, com uma delas posteriormente realocada para a Unidade Básica de Saúde Cohab Blocos, que segue ativa até janeiro. Cachoeirinha, Eldorado do Sul e Novo Hamburgo também receberam tendas em julho, com operação concentrada até outubro.
No interior, o apoio alcançou municípios como Lajeado, Carazinho e Alegrete, que enfrentaram simultaneamente desafios epidemiológicos ou os efeitos das enchentes. Em Carazinho, três tendas foram instaladas, permitindo reorganização das equipes de enfermagem na atenção primária após o encerramento das atividades das estruturas em setembro.
As tendas permanecem em operação em diferentes regiões do estado, com previsão de continuidade até o início de 2026, conforme as renovações firmadas com os municípios.

