Encontro de Comércio Exterior reúne empresas interessadas no mercado internacional

Bento Gonçalves, 29 de novembro de 2012 - Oferecer informações objetivas e concretas para as empresas que buscam acessar o mercado externo e para aquelas que querem aumentar sua competitividade. Com esse objetivo foi realizado nesta quinta-feira (29), em Bento Gonçalves o Encontro de Comércio Exterior (Encomex). "Este evento é a ocasião oportuna para manifestarmos a clara convicção da urgente necessidade de dialogar a fim de promover um amplo aperfeiçoamento nas políticas de exportação", avaliou o presidente da FIERGS, Heitor José Müller, que representou o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade.

Durante a abertura do Encomex, Müller destacou ainda quatro pontos principais que devem ser aprimorados: a implementação do ressarcimento automático dos créditos tributários, a permanência do "Reintegra", a questão do câmbio e o ataque a burocracia, "que vem onerando e freando a dinâmica do nosso comércio exterior", avaliou.

O presidente do Badesul e representante do governador Tarso Genro, Marcelo Lopes, afirmou que "o governo tem uma expectativa forte no sentido de ampliar a cultura exportadora nas diferentes regiões do País". Lopes ressaltou o trabalho de política industrial realizado, responsável por colocar o Brasil na sexta posição da economia mundial. "Temos como desafios, melhorar a pauta de exportação, fortalecer ainda mais a política industrial e intensificar ações comerciais para fortalecer a competitividade", afirmou.

Para a secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Tatiana Prazeres, não há mais fronteiras no mundo. "A concorrência chega para aqueles que não acreditam na competitividade externa. O interesse no mercado externo mantém a competitividade no mercado brasileiro, principalmente para empresas de menor porte porque a exposição implica em conhecer melhor seus concorrentes", defendeu.

Também foram realizadas oficinas e rodadas de negócios entre indústrias brasileiras e compradores internacionais dos setores de alimentos e bebidas, vitivinícola, móveis, metal mecânico, semijóias, têxtil, coureiro calçadista e cutelaria. O Encomex é promovido pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do MDIC, com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Publicado quinta-feira, 29 de Novembro de 2012 - 0h00