Falta de confiança do industrial gaúcho completa um ano

O Índice de Confiança do Empresário Industrial do RS (ICEI-RS) recuou 1,6 ponto na passagem de fevereiro para março e somou 35,7 pontos, completando um ano abaixo de 50 pontos. “Esse resultado confirma a crise de confiança sem precedentes que atinge a indústria gaúcha”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor José Müller. Elaborado mensalmente pela entidade, o levantamento varia numa escala de 0 a 100 pontos. Valores acima de 50 pontos denotam otimismo e, inferior, pessimismo.

A deterioração do ambiente econômico foi captada por todos os quesitos integrantes do ICEI-RS, que também atingiram patamares históricos de baixa confiança. O componente de situação atual caiu de 31,6 para 29,1 pontos influenciado pelas avaliações da economia brasileira (18,0 pontos) e do Estado (21,3), assim como da própria empresa (34,7).

O indicador de expectativas para os próximos seis meses recuou de 40,2 em fevereiro para 39,0 pontos em março, exacerbando o pessimismo com o futuro atingido no mês passado. As perspectivas foram impactadas, sobretudo, pela degradação do cenário econômico nacional, que atingiu 25,2 pontos. Além disso, pela segunda vez, o ICEI-RS detectou falta de confiança com o futuro dos negócios empresariais, ao ficar abaixo da linha dos 50 pontos.

Publicado quinta-feira, 19 de Março de 2015 - 15h15