A dupla de Robótica Móvel (Theodoro Cardoso e Guilherme Rabuske) conquistou o ouro para o Senai-RS na Seletiva do Worldskills 2017, em prova realizada em Vila Velha (ES). Esta foi a quarta medalha de ouro na competição somando-se a Mecatrônica, Joalheria e Tecnologia em Midia Impressa. Em Design Gráfico, Bruno Caregnato foi o segundo colocado, na prova realizada esta semana, em Goiânia (GO). O saldo foi, além dos quatro ouros, quatro pratas (Desing Gráfico, Pintura Automotiva, Tecnologia Automotiva e Eletricidade Industrial) e um bronze (Instalações Hidráulicas e de Aquecimento).

Os vencedores, além da medalha de ouro, serão treinados para representar o Brasil no Worldskills 2017, em Abu Dhabi. A equipe que representará o Brasil será formada pelos estudantes que conseguirem o índice técnico de cada ocupação. Participam jovens com até 21 anos, que tiveram os melhores desempenhos nas ocupações em testes realizados em cada Estado.

Essa é a primeira vez que os competidores do Brasil são escolhidos em provas seletivas realizadas em várias cidades. A mudança no modelo de avaliação foi proposta pelo Senai, campeão do 42º WorldSkills, em 2015, em São Paulo, que reuniu 1.190 competidores de 59 países. Nas edições anteriores da competição internacional, os brasileiros eram selecionados na Olimpíada do Conhecimento, o torneio de educação profissional realizado a cada dois anos pelo Senai. O novo formato de seletivas permite que um número maior de pessoas visite os locais das provas e conheça os cursos do Senai, as profissões da indústria e as oportunidades oferecidas pela educação profissional para trabalhadores e empresas.

O WorldSkills é a maior competição  de educação profissional do mundo, que se realiza em um país diferente a cada dois anos.  Organizada pela WorldSkills International – entidade que trabalha, desde 1950, para o desenvolvimento e a excelência das ocupações técnicas, o torneio reúne competidores de países e regiões das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul.

Publicado sexta-feira, 12 de Agosto de 2016 - 14h14