Brasil leva sua maior delegação para WorldSkills 2013

O Brasil participará este ano da 42ª edição da WorldSkills Competition com 37 estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e quatro do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Essa é a maior delegação já formada pelo País para o torneio desde 1983, o início da participação brasileira. Em Leipzig (Alemanha), de 2 a 7 de julho, jovens com até 21 anos de 53 nações enfrentarão provas de habilidades técnicas, individuais e coletivas para executar as tarefas da profissão dentro de padrões internacionais de qualidade.

A comitiva gaúcha é formada por cinco alunos que participarão em quatro modalidades: Design Gráfico (Ricardo Calvi), Impressão Off set (Lucas Cardoso), Mecatrônica (Henrique Baron e Maurício Toigo) e Instalação Hidráulica e a Gás (Pablo Fachin). O grupo embarca nesta sexta-feira (28) para se juntar à delegação brasileira.

São esperados mais de mil competidores em 46 ocupações, o que fará da WorldSkills 2013 a maior competição já realizada no mundo. Na última edição, realizada em 2011 em Londres, o Brasil participou com 25 competidores. As seis medalhas de ouro, entre elas a de Mecatrônica com a dupla do Rio Grande do Sul, três de prata e duas de bronze, além de dez certificados de excelência, renderam o segundo lugar no ranking da competição.

A delegação deste ano conta com 26 representantes do Sudeste, oito do Sul, cinco do Nordeste e dois do Centro-Oeste. Eles foram selecionados na Olimpíada do Conhecimento realizada em novembro de 2012 com mais de 600 estudantes que passaram por cursos de aprendizagem ou qualificação industrial, ou formação técnica de nível médio. Em 2012, foram realizadas pelo SENAI mais de 3 milhões de matrículas em cursos que vão desde a iniciação profissional até a pós-graduação em áreas da indústria. A expectativa é chegar a 4 milhões em 2014.

WORLDSKILLS - Realizado a cada dois anos, é o maior torneio de educação profissional do mundo. Os melhores jovens até 21 anos de mais de 50 países das Américas, Europa, Ásia e África simulam desafios das profissões que devem ser cumpridos dentro de padrões internacionais de qualidade.

Os alunos do SENAI e do SENAC, escolhidos a partir da Olimpíada do Conhecimento, representam o Brasil nesta competição mundial. Na edição de 2011, realizada em Londres, na Inglaterra, o país conquistou o segundo lugar, ficando atrás apenas da Coréia do Sul e à frente de países como Japão, Suíça e Cingapura. A 42ª edição do WorldSkills será realizada em Leipzig, na Alemanha, em julho de 2013. Em 2015, o Brasil será sede da competição, que ocorrerá em São Paulo.

Publicado Terça-feira, 25 de Junho de 2013 - 0h00