Expodireto apresenta sinais de otimismo para o agronegócio em 2013

A 14ª edição da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, ocorreu em clima de otimismo, especialmente pela possibilidade de que esta seja a maior safra da história no Rio Grande do Sul, com quase 27 milhões de toneladas, de acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O bom resultado no campo é sinônimo de crescimento da economia gaúcha para 2013, prova disso é a expectativa de alta de 6% no Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. A projeção se reflete na movimentação da feira, que termina nesta sexta-feira, com delegações de 74 países. Já nos quatro primeiros dias, recebeu um público recorde de quase 200 mil pessoas. O presidente da FIERGS, Heitor José Müller, visitou a Expodireto na manhã desta sexta-feira. "Apenas estando aqui se tem a dimensão da feira e o envolvimento desta região na colheita e na produção de máquinas e implementos agrícolas", afirmou Müller.

O ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, anunciou em Não-Me-Toque a Política Agrícola Brasileira para Triticultura e Demais Culturas de Inverno. Em relação ao crédito, o limite por produtor passou de R$ 650 mil para R$ 800 mil. Também foram disponibilizados R$ 28,3 bilhões no período 2012/13 para programas das modalidades de investimento, que representa uma alta de 5% em relação à safra anterior. As taxas de juros, reduzidas em 18,5%. Houve revisão dos valores de subvenção ao prêmio do seguro rural para as culturas de inverno e do preço mínimo para o trigo em 5,99%, passando de R$ 501 para R$ 531 por tonelada. "As iniciativas para essas culturas foram antecipadas para que os produtores se programem para o plantio", informou Ribeiro.

Ainda não há dados oficiais, mas a estimativa é de que a Expodireto, considerada uma espécie de termômetro do agronegócio no ano, feche a comercialização próxima aos R$ 2 bilhões, principalmente na venda de máquinas

e implementos agrícolas. "O setor está bastante otimista e a perspectiva é de recorde de resultado", informa o presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e

Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers), Cláudio Bier.

À tarde, Heitor José Müller conheceu a estrutura da Stara, instalada no município gaúcho, onde foi recebido pelo diretorpresidente da empresa, Gilson Trennepohl. A fabricante de máquinas e implementos agrícolas conta com 2.287 funcionários e exporta para 35 países.

Publicado sexta-feira, 8 de Março de 2013 - 0h00