Você está aqui

Na Festa da Uva, presidenta promete medidas de apoio à indústria gaúcha

A abertura da 29ª Festa da Uva, em Caxias do Sul, nesta quinta feira, teve a presença da presidenta da república Dilma Rousseff, com um discurso de elogios à região e de promessas aos vitivinicultores. "É uma honra estar em uma das mais tradicionais festas da agricultura e da agroindústria brasileira", disse. A presidenta destacou a importância da cidade de Caxias do Sul, berço da imigração italiana no Brasil, e chamou de heróis os vitivinicultores, que extraem da terra o que de melhor ela pode conceder. "Saibam que vocês têm uma parceira. Já avançamos muito, mas ainda é preciso fazer mais", afirmou, em uma referência ao acordo de reajuste do preço mínimo do quilo da uva para R$ 0,57, um reajuste de 10% em relção a 2011.

Dilma afirmou que o governo federal se encarregará de tomar providências para proteger o mercado nacional de vinhos adotando salvaguardas. "Não ficaremos inertes à necessidade de estímulo à produtividade e do combate às práticas comerciais predatórias. O governo vai tomar todas as medidas para combater isso", garantiu.  

Prometeu também medidas para ampliar o desenvolvimento e a  competitividade, como rever a questão tributária, estimular a inovação e ampliar a concessão de crédito. "Nossa meta é chegar a uma taxa de crescimento de 4,5% neste ano. Para isso iremos trabalhar por uma combinação de investimentos público e privado que dê garantia de maior produção", disse.

Participaram da solenidade o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro; os ministros da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho; do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florense; e do Turismo, Gastão Vieira, além do prefeito de Caxias do Sul, João Ivo Sartori; do presidente da festa da Uva, Ângelo Palavro; do presidente da FIERGS, Heitor José Müller; e de senadores, deputados estaduais e secretários de Estado. 

Publicado sexta-feira, 17 de Fevereiro de 2012 - 0h00