MPEs participam de Seminário de Crédito na FIERGS

Micro, pequenas e médias empresas participaram, nesta segunda-feira (20), do Seminário de Crédito, uma realização da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS). O gerente do Departamento de Relacionamento com Agentes Financeiros e Outras Instituições do BNDES, Nelson Tortosa, destacou que, no passado, a instituição era vista apenas como o banco da grande empresa, situação que mudou atualmente, passando a ter uma atuação mais abrangente. "Até março, nos últimos 12 meses, 94% de nossas operações foram voltadas às micro, pequenas e médias empresas", disse.

Segundo Tortosa, o BNDES apoia projetos de investimento, capital de giro e compra de máquinas e equipamentos às MPEs, utilizando agentes financeiros credenciados como repassadores. A estes cabe o cadastramento e a análise da situação da empresa e sua aprovação para financiamento. O BNDES avalia a operação e libera os recursos, explicou.

Os empreendedores ainda podem buscar verba para seus negócios por meio do cartão BNDES, destinado exclusivamente para micro, pequenas e médias empresas. Em 2011, a previsão do banco é que 500 mil operações sejam realizadas apenas por este meio, com um total de R$ 7 bilhões de investimentos no País. Na sede da FIERGS, existe um posto de atendimento do BNDES. Contatos podem ser realizados pelo email postobndes@fiergs.org.br.

Marco Antônio Kappel, diretor técnico do Sebrae-RS, ressaltou a importância do seminário, abrindo oportunidades para que empresários "possam conhecer um pouco mais das linhas de crédito e como ter acesso a elas".

O evento, realizado na FIERGS, contou ainda com rodadas de crédito entre empresas, o BNDES e os apoiadores Badesul, Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa e Sicredi. O patrocínio foi da Cielo.

Publicado segunda-feira, 20 de Junho de 2011 - 0h00