Você está aqui

Comitê de Base Florestal apresenta gargalos para governo do Estado

Os integrantes do Comitê da Indústria de Base Florestal e Moveleira da FIERGS se reuniram com o governador em exercício Beto Grill, no Palácio do Piratini, na quinta-feira. Na pauta do encontro, foram apresentados os principais gargalos que impedem o crescimento da cadeia produtiva, tais como falta de infraestrutura (logística de transportes), elevados tributos e questões ambientais sem o devido encaminhamento.

De acordo com o grupo de empresários, o Estado se encaixa perfeitamente no perfil para empreendimentos no setor, levando em consideração fatores como clima, malha viária, recursos hídricos e o tipo de solo. Entretanto, a falta de incentivos e a demora na definição do zoneamento ambiental, vêm fazendo com que o Estado perca espaço para outras unidades da federação, como Mato Grosso do Sul, Piauí e Minas Gerais. "Os prejuízos acumulados já ultrapassam a casa do R$ 5 bilhões", ressaltou o coordenador do Comitê de Base Florestal e Moveleira, Luiz Attílio Troes.

Beto Grill garantiu que o governo vai se mobilizar a respeito do pleito. "O Executivo entende perfeitamente a importância dessa cadeia produtiva e das reivindicações apresentadas. O que precisamos agora é aprofundar o debate sobre o atual cenário das indústrias de base florestal para definir a melhor estratégia a ser utilizada", disse o governador em exercício.

Publicado quinta-feira, 26 de Maio de 2011 - 0h00