Você está aqui

Políticas de estímulo à banda larga serão debatidas na BITS 2011

Atingir as metas necessárias fixadas pelo governo requer um ambiente regulatório favorável. Os governos já fizeram uma série de escolhas fundamentais, mas a aplicação concreta destas escolhas depende do trabalho dos reguladores nacionais que se vêem confrontados com uma tarefa muito difícil. Com base nessa premissa, no dia 10 de maio acontecerá o seminário "Banda larga universal - As políticas de estímulo". Este seminário faz parte do Summit "Agenda Digital para o Brasil", que acontecerá no âmbito da BITS − Businnes IT South America, em Porto Alegre (RS).

Representantes do alto escalão de agências reguladoras nacionais, empresas privadas, universidades e estudiosos estarão reunidos, das 15h às 18h para discutir os desafios mais importantes para o desenvolvimento da banda larga. O seminário contará com a presença de especialistas de diferentes países da Europa, América Latina e Caribe.

Entre os palestrantes já confirmados estão: Philippe Defraigne, fundador e diretor da Cullen International; Fabio Colasanti, membro do conselho de administração da EUBrasil; Emmanuelle Vadilonga, diretora de assuntos regulatórios da British Telecom Global Services; Carlos López Blanco, diretor da Telefónica International; Marta Neves, chefe do departamento de Assuntos Regulatórios da Portugal Telecom e Reinaldo Rodriguez Illera, presidente da CMT Espanha - Comissão do Mercado das Telecomunicações.

A BITS é um evento da Deutsche Messe, realizado por meio de sua subsidiária no Brasil - Hannover Fairs Sulamerica, e da Federação e Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS/CIERGS), em cooperação com a Converge Comunicações. Outros parceiros são as associações das indústrias de TI, Softex e Softsul. A primeira edição da BITS acontecerá de 10 a 12 de maio, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre − RS e dará ênfase aos seguintes setores de exposição: Business TI e infraestrutura de TI; Bancos e finanças; Comunicações B2B; Internet 2.0; Navegação, Transportes e Logística; Setor Público; Fóruns - área de geração de novos negócios, salão central e fórum; Conferências; Distribuição e revendas; Telecom e móbile; Software e serviços. Em conjunto com a exposição, a programação paralela da BITS terá como foco finanças, governo, indústria, varejo e telecomunicações.

Sobre o Summit "Agenda Digital para o Brasil"

Evento paralelo à BITS, o Summit "Agenda Digital para o Brasil" será realizado no dia 10 de maio, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre (RS). A primeira parte do Summit (das 10h às 14h) será dedicada ao Seminário "Política de Alto Nível", que vai abordar os planos atuais para aproveitar melhor Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) visando aumentar o dinamismo das economias do Brasil e da Europa e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

A lista de oradores inclui Tarso Genro, governador do Estado do Rio Grande do Sul; Paulo Bernardo, ministro das Comunicações do Brasil; Ronaldo Mota Sardenberg, presidente da Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações; Reinaldo Rodriguez Illera, presidente da CMT Espanha; Pilar del Castillo, presidente da Fundação Européia de Internet e membro do Parlamento Europeu e Paulo Campos, secretário de Estado das Comunicações de Portugal.

Além desses nomes de peso, a primeira parte do Summit terá ainda como palestrantes já confirmados: César Alierta, CEO da Telefónica; Zeinal Bava, CEO da Portugal Telecom; Franco Bernabé, CEO da Telecom Italia; Otávio Marques de Azevedo, presidente do Grupo OI e MaMario Teza, CEO da Futura Networks do Brasil, organizador da Campus Party Brasil. Eles vão abordar os desafios das empresas para a implementação dos ambiciosos programas anunciados pelos governos do Brasil e da União Européia. Para mais informações acesse: www.eubrasil.eu.

Informações sobre a programação completa da BITS no site www.bitsouthamerica.com.br.

Publicado segunda-feira, 25 de Abril de 2011 - 0h00