CNTL Senai preside Rede Global para Eficiência de Recursos e Produção mais Limpa

O Centro Nacional de Tecnologias Limpas Senai/Unido/Unep, por meio do diretor Paulo de Oliveira Rosa, foi eleito presidente do Comitê Executivo da RECP Net (Rede Global para a Eficiência de Recursos e Produção mais Limpa), com sede em Viena (Áustria), criada pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido) e Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Unep). O CNTL Senai oferece cursos e assessorias às empresas com o objetivo de incentivar o desenvolvimento sustentável. O primeiro encontro do novo comitê, composto também pelos diretores dos centros de produção mais limpa do Líbano, Egito, Vietnã e Lituânia, será nos dias 14 e 15 de março em Viena.

O Centro Nacional de Tecnologias Limpas Senai (CNTL) foi inaugurado em 1995 pela Organização Mundial das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido) e Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Unep), com a finalidade de ser o Centro Nacional de Tecnologias Limpas Brasileiro. O CNTL ainda busca uma maior eficiência dos processos produtivos, visando à prevenção da poluição e ganhos econômicos para as empresas.

A RECP Net, recentemente criada, está dividida em regiões geográficas (América Latina e Caribe, África, Leste Europeu e Ásia). Primeiramente, os centros nacionais de produção mais limpa existentes em cada região elegem seu representante para compor o Comitê Executivo da RECP Net. Um destes cinco membros é eleito presidente do Comitê Executivo da rede, em votação na qual participam todos os centros nacionais de produção mais limpa existentes. No total são 42 centros.

"O objetivo da RECP Net é promover ações e projetos entre os centros e, desta forma, incrementar o intercâmbio de conhecimentos e práticas que cada um dispõe, possibilitando fomentar cada vez mais a produção mais limpa e o desenvolvimento sustentável. Também será priorizado o intercâmbio de técnicos e o apoio dos centros existentes para a implantação de novas unidades em outros países", informa Rosa, que dirige o CNTL Senai/Unido/Unep há seis anos. Ele já havia sido eleito representante da América Latina e do Caribe pelos diretores dos centros nacionais de produção mais limpa dos países que compõem estas regiões e foi eleito, agora, com a maioria dos votos, como primeiro presidente do comitê mundial da RECP Net.

O que é o CNTL Senai/Unido/Unep:

O Centro Nacional de Tecnologias Limpas SENAI (CNTL) foi inaugurado em 1995 pela Organização Mundial das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido) e Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Unep), com a finalidade de ser o Centro Nacional de Tecnologias Limpas Brasileiro. O CNTL oferece cursos e assessorias às empresas com o objetivo de incentivar o desenvolvimento sustentável, buscando uma maior eficiência dos processos produtivos, visando à prevenção da poluição e ganhos econômicos para as empresas.

Publicado Terça-feira, 1 de Março de 2011 - 0h00