Educação para a inovação é o foco do IEL

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS) pretende em 2011 focar suas ações na educação para a inovação, buscando sempre uma maior competitividade para as indústrias gaúchas. "Queremos incentivar a liderança e a construção do conhecimento empresarial", explica a superintendente do IEL-RS, Elisabeth Urban. "Neste sentido, teremos programas especiais para CEOs, com parcerias internacionais com as melhores escolas empresariais do mundo", destaca, lembrando que após a Wharton School em 2010, este ano é a vez de Stanford, já em abril, e Georgetown no segundo semestre. O Programa de Desenvolvimento Associativo, o MBA Gestão de Organizações inovadoras, em parceria com a Unisinos, cursos de extensão em gestão da inovação, gestão de alta performance e Alinhamento de Projetos na Gestão de Projetos e os Meetings de Gestão de Pessoas, de Marketing, de Economia e de Alimentos, são os destaques do IEL-RS em Educação Empresarial para 2011.

Com relação às ações pela competitividade, Urban ressalta os trabalhos feitos pelo Núcleo de Inovação do RS/MEI-CNI, com capacitação e consultorias para gestão da inovação, a promoção do 4º Congresso Internacional de Inovação, o Sibratec/RS − Rede de Extensão Tecnológica, as capacitações da Rede Gaúcha de Propriedade Intelectual e o Programa de Qualificação de Fornecedores (Setor Automotivo e Máquinas e Implementos Agrícolas). Já a área de Gestão de Estágios e Bolsas terá como principais atividades o Programa de Talentos em Estágio, de Trainee, a Capacitação para Supervisores de Estágio, os cursos a distãncia para estudantes, a promoção de workshops e palestras em instituições de ensino, bolsas para Programa de Gestão e Inovação e o Prêmio IEL- Melhores Práticas de Estágio.

Principais Ações de 2010

Durante 2010, os eventos de Educação Empresarial alcançaram um total de 1570 inscrições/matrículas sendo que as principais ações foram o curso Estratégias para Inovação em Novos Mercados, realizado em parceria com a Wharton School da Universidade da Pensilvânia, a capacitação de novas lideranças empresariais e associativas, os cursos de extensão Gestão e Estratégias da Inovação para MPEs, o seminário executivo Dominant Design, e os Meetings de Alimentos para Saúde e de Gestão de Pessoas.

Já as ações pela competitividades geraram 87 ações desenvolvidas em Porto Alegre e cidades do Interior com um total de 8947 participantes. O 3º Congresso Internacional de Inovação, o programa de capacitação da Rede Gaúcha de Propriedade Intelectual, o curso Empreender, o Cine Empreendedor, o Projeto de Extensão Industrial Exportadora (Peiex), o Cana RS: Desenvolvimento da Cultura da Cana para o Rio Grande do Sul e o Projeto Mais Etanol, Mais Alimento foram alguns destaques do ano.

As palestras de Marcelo Tas (A criatividade na Era Digital) e de Jean Michel Cousteau ( Empreender também cuidar do Meio Ambiente), os cursos a distância para estudantes, o Fornada de Talentos, e workshops com instituições de ensino são algumas das ações realizadas pelo IEL-RS em 2010 em Gestão de Estágios e Bolsas e que alcançaram 5.029 participantes.

Publicado quinta-feira, 23 de Dezembro de 2010 - 0h00