Setor do plástico cria programa de desenvolvimento

Em uma iniciativa inédita, mais de 1,2 mil fábricas do Estado vão atuar de forma concatenada, remodelando a maneira de atuação do setor até 2014. Para isto, criaram o Programa de Desenvolvimento da Indústria do Plástico do Rio Grande do Sul.

A ação é coordenada pelo Sebrae-RS e foi planejada durante dois meses em parceria com os três principais sindicatos empresariais do segmento: o Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do Rio Grande do Sul (Sinplast), Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Sinplas) e Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Vale dos Vinhedos (Sinplavi). Ainda há a participação da FIERGS, das secretarias estaduais de Ciência e Tecnologia e do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, da Universidade de Caxias do Sul, do Instituto Federal Sul-riograndense e da Braskem.

Esta força-tarefa tem a missão de transformar o setor a partir de cinco pontos: qualificação técnica, capacitação empresarial, mercado, inovação e articulação institucional. "Só pelo alto grau de articulação do setor, a proposta já tem méritos. O nível tecnológico das empresas é ótimo e pretende atuar desde a formação de mão de obra até o acesso aos mercados", destaca o superintendente do Sebrae/RS, Marcelo Lopes.

Publicado Terça-feira, 30 de Março de 2010 - 0h00