Empresários europeus e latino-americanos tratam de interesses comerciais

A aproximação entre União Europeia e América Latina é uma realidade cada vez mais concreta para os interesses comerciais e estratégicos de desenvolvimento das duas regiões. Para debater esse e outros importantes temas na relação bilateral desses continentes, a FIERGS, por meio da Gerência de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Gerex) e do Centro Internacional de Negócios (CIN-RS), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), realiza um dos maiores eventos na área: será o primeiro Congresso Internacional de Cooperação − União Europeia e América Latina.

O encontro acontece nos dias 12 e 13 de novembro, em Porto Alegre, e reune personalidades de destaque no âmbito das negociações internacionais, incluindo negociações específicas para o mercado brasileiro. Para se ter uma ideia da importância do tema, no final de setembro deste ano, a Comissão Europeia apresentou uma política renovada que visa reforçar a parceria estratégica entre a UE e a América Latina. Com a sua comunicação intitulada "A União Europeia e a América Latina: uma parceria entre protagonistas globais", na qual a situação das relações birregionais foi analisada. No Congresso da FIERGS, esse é um dos debates em evidência assim como idéias para fomentar o investimento entre as duas regiões, os cases de sucesso de internacionalização de empresas e as tendências para 2010.

O evento conta com o apoio da Apex Brasil, ABDI, Programa Al-Invest da União Europeia, Caixa RS, Banco do Brasil, Banrisul e Sebrae-RS.

Publicado sexta-feira, 6 de Novembro de 2009 - 0h00