Presidente da FIERGS se reúne com empresários em Santa Maria

O presidente do Sistema FIERGS, Paulo Tigre, esteve em Santa Maria, na região Central do Estado, nesta quinta-feira, liderando uma comitiva da entidade, para reunir-se com lideranças da região, participar da sanção da Lei Geral Municipal das Micro e Pequenas Empresas e da apresentação do projeto da Lei Municipal de Inovação, além de visitar os pavilhões da Feisma Multifeira de Santa Maria.

Durante o encontro com empresários e políticos, o presidente da FIERGS ouviu explanações sobre ações que estão reestruturando a economia da cidade como a reformulação do distrito industrial local, a criação do comitê de empreendedorismo e Inovação, o parque tecnológico e a plataforma logística multimodal. "O conhecimento gerado em Santa Maria já contribuiu muito para o desenvolvimento de outras regiões do Rio Grande do Sul e do Brasil. E agora fico feliz de ver esta mobilização em favor próprio", comentou Tigre.

O vice-presidente regional do CIERGS, Emerson Vontobel, ressalta que além de projetos consistentes, as pessoas da cidade de Santa Maria estão com atitudes inovadoras. "É muito interessante observar que não são apenas palavras jogadas ao vento. As coisas realmente estão acontecendo por aqui e com uma união de esforços de toda a sociedade local. E isto influencia direto o desempenho dos municípios que estão à nossa volta", constatou.

LEIS − A visita também foi marcada pela cerimônia que tornou Santa Maria a primeira cidade gaúcha a contar com uma Lei Municipal Geral das Microempresas, que prevê incentivos fiscais, tais como isenção de impostos e facilitação dos trâmites burocráticos e tributários. O prefeito César Schirmer assinou a sanção junto com o presidente da FIERGS, Paulo Tigre. Na solenidade também também foi encaminhado ao Legislativo o projeto da Lei de Inovação municipal, que busca incentivar a instalação de empresas do segmento no município. Uma das propostas da medida é que haja isenção de impostos aos empreendimentos proporcional à geração de patentes.

Publicado quinta-feira, 5 de Novembro de 2009 - 0h00