As bandeiras do setor industrial gaúcho

No dia 14 de agosto, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) completou 72 anos de atividades. Nessas sete décadas desempenhou a liderança do processo de industrialização em nível estadual, passando pelas diversas fases da nossa história política e econômica. As bandeiras de luta do setor fabril foram se sucedendo, desde questões de infraestrutura local e regional, até a inserção internacional dos produtos "made in RS".

Nos últimos três anos, a entidade vem trabalhando no conceito da "Nova Economia", quando passaram a se instalar segmentos industriais que vieram agregar valor àqueles já existentes. Assim, a FIERGS acompanhou e estimulou os investimentos no setor de automóveis, florestas industriais, bioenergia, biocombustíveis, microeleletrônica e a fábrica de chips.

Ao longo tempo, as Diretorias da entidade - sempre em conjunto com o CIERGS - acumularam resultados de grande valor ao desenvolvimento rio-grandense, sob a liderança dos seguintes presidentes: Carlos Tannhauser, Caleb Leal Marques, A.J. Renner, Herbert Bier, Herbert Muller, Ciro Selbach, Diego Gonzalez Blanco, Plínio Kroeff, Paulo D‘Arrigo Vellinho, Luiz Mandelli, Enio Lippo Verlangieri, Sérgio Nicolau Schapke, Luiz Octávio Bueno Dias Vieira, Luis Carlos Mandelli, Dagoberto Lima Godoy, Francisco Renan Oronoz Proença e Paulo Gilberto Fernandes Tigre, que atualmente está à frente da entidade.

Em 1987, a FIERGS e o CIERGS passaram a ocupar a atual sede, que simboliza a modernidade do setor e a convergência de atividades que marcam o Século XXI, trazendo para um mesmo espaço de interatividade a representação setorial, as administrações do Sesi, do Senai e do IEL/RS, um teatro com capacidade para receber 1.790 expectadores e um Centro de Eventos em sintonia com a sociedade gaúcha, preparado para gerar conhecimento, negócios e cultura.

Lula recebe homenagem nos 71 anos da CNI

A comemoração dos 71 anos de criação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, foi realizada na quarta-feira e contou com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, de ministros de Estado e lideranças empresariais de todo Brasil. Na cerimônia, o presidente da CNI, Armando Monteiro Neto, entregou o Grande Colar da Ordem do Mérito Industrial para Lula, por sua disposição à negociação e pelo diálogo permanente com a indústria.

Armando Monteiro Neto destacou que a homenagem é um reconhecimento não apenas das realizações do governo, mas também pela "justa expectativa" do que Lula ainda poderá fazer. "Neste período final de governo, o importante é eliminar obstáculos ao crescimento sustentado", ressaltou Monteiro. "Sabemos que uma reforma tributária ampla enfrentará problemas. Mas vossa excelência tem condições plenas de acabar com aspectos perversos da anticompetitividade brasileira", declarou na solenidade, que contou com a presença do presidente da FIERGS, Paulo Tigre.

Em seu discurso, Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que já foi concluído o ajuste da economia brasileira em relação à turbulência internacional e previu que o País irá voltar a crescer neste segundo semestre. Também listou as principais medidas tomadas pelo governo para superar a crise. Ao final, lembrou do curso de torneiro mecânico que concluiu em 1962 no Senai, ressaltando ter sido o primeiro impulso que acabou levando o operário industrial à Presidência da República. "Espero que minha trajetória sirva de exemplo a cada um de vocês", salientou.

Publicado sexta-feira, 14 de Agosto de 2009 - 0h00