Fórum debate design e inovação

Estamos vivendo uma nova revolução e talvez a mais importante de todas, disse o diretor executivo da GAD‘Innovation, Charles Bezerra, lembrando que o momento é de buscar novas fontes de energia e repensar todo o planeta. "A novidade é a complexidade. Temos que mergulhar nela para encontrar o simples", afirmou. Bezerra foi palestrante no 1º Fórum Design + Inovação, promovido pela APDesign em parceria com o Sistema FIERGS, por meio do Conselho de Inovação Tecnológica (Citec), Senai-RS e IEL-RS. O designer explicou que a inovação é fruto de um processo. "As ideias são sementes. Precisamos de uma liderança que vai irrigar as ideias e o ambiente precisa dar condições para que as sementes sejam cultivadas e dêem frutos", comparou. "Ainda é preciso o investimento em pessoas, ciência, tecnologia e pesquisa. Além disso, é muito importante que as pessoas tenham concentração e foco. Este é o caminho para a inovação e para que apareça o design", salientou. Bezerra ainda concluiu sua palestra com um pensamento de Einstein: "o importante é nunca parar de questionar", disse.

O vice-presidente do CIERGS e coordenador do Conselho de Inovação e Tecnologia (Citec) da entidade, Ricardo Felizzola, ao abrir o evento, relatou as ações que o Sistema FIERGS vem fazendo para contribuir com o ambiente da inovação no Estado. "Estamos unindo forças entre academia, governo e empresas a fim de aproximá-los com um objetivo comum: buscar a inovação para estimular o desenvolvimento do Estado", afirmou. O industrial ainda comentou que iniciativas como o fórum tem como objetivo a formação do capital humano que precisa estar inserido no ambiente da inovação.

Publicado quinta-feira, 21 de Maio de 2009 - 0h00