Você está aqui

O Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, iniciativa desenvolvida pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (Sinditabaco) e empresas associadas, em parceria com a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), ocorrerá de 15 de maio a 28 de julho, em 311 localidades rurais de 26 municípios da Região Sul do Rio Grande do Sul.

“O programa tem o objetivo de preservar o meio ambiente e garantir a saúde e segurança dos produtores de tabaco que optam pela correta destinação das embalagens dos agrotóxicos. Há, ainda, o incentivo para que produtores armazenem as embalagens em local apropriado e para que façam a tríplice lavagem, o que aumenta a chance de reciclagem do recipiente”, afirma Iro Schünke, presidente do SindiTabaco.

Os roteiros são organizados para que os pontos de coleta sejam localizados próximos às propriedades rurais, evitando grandes deslocamentos para os produtores. A partir do dia 15 deste mês, os caminhões da ação percorrem os seguintes municípios: Pelotas, Arroio do Padre, Piratini, Canguçu, Morro Redondo, Cerrito, Rio Grande, Turuçu, São Lourenço do Sul, Cristal, Chuvisca, Sertão Santana, Dom Feliciano, São Jerônimo, Amaral Ferrador, Encruzilhada do Sul, Sentinela do Sul, Cerro Grande do Sul, Tapes, Camaquã, Mariana Pimental, Guaíba, Barra do Ribeiro, Butiá, Arroio dos Ratos e Barão do Triunfo. 

Sobre o programa 

O Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos beneficia atualmente 106 mil produtores de tabaco por meio da coleta itinerante que percorre em torno de 1,8 mil pontos de recebimento no meio rural. São 10 roteiros que abrangem 381 municípios gaúchos e catarinenses. No Paraná, ações de recebimento de embalagens são apoiadas pelas indústrias de tabaco. Em atuação há 22 anos, o programa é uma importante ferramenta voltada à logística reversa. Dos recipientes coletados, 93% vai para reciclagem, dando origem a outros produtos plásticos, especialmente para construção civil. 

segunda-feira, 8 de Maio de 2023 - 21h21

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
4 + 9 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.