Você está aqui

Dados da Radiografia Agropecuária Gaúcha 2023, lançada recentemente pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), apontam que o Rio Grande do Sul conta com uma área de florestas plantadas de 966,5 mil hectares e uma produção de R$ 2,4 bilhões, e ocupa a 4ª posição no ranking de maior exportador de produtos florestais do País. Calcado nesses números, ocorreu na última semana o Seminário Sul Brasileiro de Silvicultura, no Parque do Sesi, em Canela (RS), integrando poder público e a iniciativa privada em assuntos de relevância para o setor, como licenciamento ambiental, modernização da legislação do Zoneamento Ambiental da Silvicultura (ZAS), oportunidades para atração de novos investimentos industriais, e atualização tecnológica.

O secretário da Seapi, Giovani Feltes, falou sobre o Plano Estadual para Qualificação e Desenvolvimento do Setor de Florestas Plantadas do Estado do RS (Qualisilvi-RS), que foi instituído por meio do Decreto n° 57.208/2023 com o intuito de fortalecer, promover e expandir essa importante cadeia produtiva para a economia do Estado. "Temos mecanismos institucionais para definitivamente fortalecer e cumprir com as expectativas que o setor e o poder público têm para manter esse setor estruturado. Queremos estabelecer e manter um sistema que nos permita ter a expansão dessa cultura no Rio Grande do Sul", enfatiza. O Rio Grande do Sul movimentou, no ano passado, R$ 3,78 bilhões na silvicultura. Em toda a cadeia produtiva oferece quase 70 mil empregos diretos.
 

Mais de 20 palestras compuseram a programação, reunindo 30 palestrantes e especialistas, que compartilharam suas experiências e ideias com 540 participantes. Os temas abordados visaram o estímulo ao plantio de florestas comerciais e tecnologias que auxiliam no aumento de produtividade florestal e industrial.

O Seminário foi promovido pelo Sindimadeira-RS, organização da empresa Porthus e contou com o apoio de diversas entidades, associações e universidades de diferentes estados brasileiros. A FIERGS, por meio de sua Unidade de Desenvolvimento Sindical (Unisind), apoiou o evento. O Seminário também contou com uma exposição paralela, com 32 expositores entre empresas e instituições.

Terça-feira, 31 de Outubro de 2023 - 14h14

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
2 + 3 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.