Depois de dois anos em formato híbrido (2021) e somente on-line (2020), o Fórum de Geração Distribuída de Energia com Fontes Renováveis no Rio Grande do Sul acontece de forma presencial - e de volta à sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), que promove o evento por meio do seu Conselho de Infraestrutura (Coinfra). A sexta edição terá como temas principais a geração de energia, eficiência energética e redução do custo da energia elétrica, distribuídos em cinco painéis ao longo do dia 28 de julho. O evento também conta com a promoção do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS), além do apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema). O início será às 9h.
A Região Sul demonstra potencial para a produção de geração distribuída no Brasil, com uma amostra significativa nos últimos meses. De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os três estados – Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná - estão focados nesse tipo de produção e hoje aparecem entre as seis melhores posições no ranking estadual de Geração Distribuída do país, gerando juntos mais de 2 MW de energia. O Rio Grande do Sul é o mais engajado, com 11,7% da potência instalada.
Os dados da Aneel ainda demonstram que, até 2017 – ano do primeiro Fórum GD na FIERGS –, as usinas solares fotovoltaicas não participavam da matriz elétrica do Brasil. O crescimento exponencial nos últimos cinco anos deve se manter, segundo a Agência. Neste momento, estão em construção empreendimentos com aproximadamente 4,7 GW de capacidade, com previsão de entrada em operação entre 2022 e 2023.
Os cinco painéis de debates do VI Fórum GD apresentarão cases sobre estratégias de redução de custos da energia elétrica para as empresas, tecnologias para a geração de energia limpa, o futuro do setor, modelos de negócios para eficiência energética e linhas de crédito e financiamentos para geração de energia. Dessa forma, os debates serão permeados por cases de empresas que tiveram, por meio de iniciativas diversas, êxito nessa busca por eficiência. Serão apresentados projetos de diferentes setores, como indústria, comércio, agronegócio e construção civil.
Além dos painéis, o VI Fórum GD contará com uma área de exposição a fim de gerar oportunidade para fortalecer a marca no relacionamento com seu público-alvo, bem como alavancar negócios. Estão previstas 16 empresas expositoras, entre elas fabricantes, integradores, distribuidores e bancos.
Saiba mais sobre o Fórum GD aqui