Cultura, Lazer e Responsabilidade Social

O Sesi Arte e Cultura atingiu 2,6 mil trabalhadores em dez espetáculos realizados no Teatro do Sesi, enquanto o Crescendo com Arte, em novo formato, teve 24 apresentações com 13,3 mil espectadores. O Sesi Catedrais teve 42 concertos em 24 municípios e 11 mil espectadores. As Oficinas Culturais contaram com 6,1 mil matrículas em 18 CATs espalhados pelo Estado e foram realizadas 10 mostras, com 283 inscritos e 189 apresentações na Mostra Sesi de Talentos da Indústria.

Já a área do Esporte, os Jogos do Sesi ocorreram em 72 municípios com a participação de 21 mil atletas e 1,19 mil empresas, resultando na Olimpíada Estadual, em Santa Cruz do Sul com 987 atletas de 131 empresas de 53 municípios. Destaque também para o II Meeting de Atletismo e Natação, com 738 atletas de 64 empresas competindo no Centro Esportivo da PUC-RS, para os Jogos Regionais − XXVII Sul- Brasileiro, realizado em Caxias do Sul, com 903 atletas de 139 empresas dos três Estados do Sul, e os Jogos Nacionais, quando 292 atletas de 11 empresas participaram, no Rio de Janeiro, em agosto. O Atleta do Futuro alcançou 15,8 mil matrículas em todos os CATs do Estado. Para 2014, a previsão é de aumentar o atendimento no Atleta do Futuro e nas Oficinas Culturais, contribuindo para a formação de crianças e adolescentes.

No Lazer Ativo, realizado nos Centros de Atividades do Sesi, com serviços Circuito Bem Estar, CorporAtivo, Gestão de Eventos. Ginástica na Empresa, entre outros, foram registrados 2,42 milhões de atendimentos. O Ginástica na Empresa ainda recebeu o prêmio Top Seven Marca Brasil de Melhor Marca de Ginástica Laboral. Já o Lazer Inclusivo realizou 15 eventos em 2013, em nove cidades, alcançando 9 mil pessoas. O Lazer Inclusivo ainda conquistou o prêmio Top Cidadania ABRH-RS 2013, na categoria Empresas sem Fins Lucrativos, com o case Praia Acessível − Banho de Mar Assistido.

A área de Responsabilidade Social teve 298 mil atendimentos e os destaques foram o 3º Seminário Estadual Crack Não Condene sua Vida. A Ação Global chegou a 45 mil atendimentos e o Dia da Construção Social registrou quase 58 mil. A participação do Sesi na rede internacional de atendimentos do Serviço Social Internacional (25 casos no ano), o repasse da metodologia do Projeto de Prevenção ao Uso de Drogas para 28 profissionais de 14 departamentos regionais foram alguns destaques da área. A consolidação do Programa de Educação Alimentar e Nutricional, o repasse da tecnologia Social Cozinha Brasil para El Salvador, além do projeto Sexta Básica Sesi-RS e Conselho Regional de Nutricionistas da Segunda Região.

O Projeto ViraVida teve em 2013 as primeiras duas turmas de formandos. De 74 inscritos em 2012, 29 se formaram e estão aptos a entrar no mercado de trabalho. Em 2014, o projeto chega a Rio Grande. Na área da Qualidade, na edição 2013 do PGQP o Sesi-RS conquistou medalha de bronze (Centro de Atividade de Panambi), troféu bronze (CAT Bento Gonçalves) e troféu prata (CAT Caxias do Sul).

Publicado sexta-feira, 3 de Janeiro de 2014 - 0h00