Empresas gaúchas ganham novo apoio para exportar

FIERGS e CNI inauguram a primeira unidade da Apex no Brasil

As empresas gaúchas que buscam iniciar o processo de internacionalização ou ampliar as suas exportações contarão com um novo núcleo de apoio. Na próxima terça-feira (7), às 16h, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) irá inaugurar a primeira unidade da Agência de Promoção das Exportações e dos Investimentos (Apex-Brasil) no Estado, que unirá forças aos serviços já prestados pela Rede de Centros Internacionais de Negócios da Confederação Nacional da Indústria (CNI). "Somos o segundo Estado brasileiro com o maior número de empresas exportadoras. Os embarques totais respondem por mais de 17% do PIB gaúcho. Portanto, é imprescindível que sejam implementadas ações para resolver os principais entraves do comércio exterior. Os setores produtivos, as entidades empresariais e os governos precisam atuar em sintonia para potencializar esforços e alcançar bons resultados para a economia do País", afirmou o presidente da FIERGS, Paulo Tigre.

Com sede na FIERGS, a iniciativa tem como meta eliminar os entraves à exportação de produtos e serviços. "As Unidades de Atendimento da Apex-Brasil complementarão a gama de serviços de inteligência e promoção comercial que a Rede CIN presta às pequenas e médias empresas. O trabalho envolve consultorias, diagnósticos, identificação de mercados e programas de capacitação empresarial", diz o diretor-executivo da CNI, José Augusto Fernandes, destacando que no ano passado os 27 Centros, instalados nos Estados e no Distrito Federal, prestaram 129 mil atendimentos voltados à internacionalização das empresas brasileiras.

"O objetivo das Unidades de Atendimento é aproximar as empresas nacionais do comércio exterior. Seja ela uma empresa não-exportadora ou uma exportadora em fase inicial", explica Alessandro Teixeira, presidente da Apex-Brasil. Também receberão um núcleo da Apex Ceará, Fortaleza, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. A meta é que todos Estados sejam atendidos até o fim do ano. Segundo Teixeira, o Rio Grande do Sul tem 869 empresas ligadas aos projetos desenvolvidos pela Apex-Brasil. Destas, 480 são exportadoras que, no ano passado, foram responsáveis por vendas externas de R$ 3,090 bilhões, o que equivale a 16,74% do total exportado pelo Estado em 2008 (R$ 18,460 bilhões).

Participarão da inauguração da Unidade de Atendimento da Apex-Brasil, em Porto Alegre, o diretor-executivo da CNI, José Augusto Fernandes, o presidente da FIERGS, Paulo Tigre, e o presidente da Apex-Brasil, Alessandro Teixeira.

Publicado segunda-feira, 6 de Abril de 2009 - 0h00