Empresas gaúchas são beneficiadas pela prorrogação do SGP

Com o Sistema Geral de Preferências prorrogado pelo Congresso dos Estados Unidos até 31 de dezembro, as exportações brasileiras beneficiadas pelo mecanismo continuarão sendo contempladas por mais um ano. A FIERGS, junto com outras entidades de classe, chegou a enviar uma missão técnica a Washington, em julho, mês que o mecanismo foi renovado pela Câmara dos Deputados.

Além disso, um estudo realizado pelo Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Concex) da FIERGS revelou que 21% dos principais produtos exportados pelo Rio Grande do Sul foram beneficiados pelo SGP em 2007, enquanto a média nacional foi de 15%. O Sistema concede ao comprador dos Estados Unidos a isenção do pagamento do imposto de importação, permitindo ao exportador brasileiro aumentar a sua competitividade.

No ano passado, o Rio Grande do Sul vendeu para os Estados Unidos US$ 1,77 bilhão. Deste total, US$ 1,47 bilhão está representado pelos 50 principais produtos da pauta gaúcha das exportações e US$ 383,69 milhões são beneficiados pelo SGP, em 14 setores da indústria. Juntos, somam US$ 8,75 milhões em impostos isentos pelos americanos.

Publicado quinta-feira, 16 de Outubro de 2008 - 0h00