Empresas mostram como utilizar os benefícios do sistema nacional de inovação

Os avanços registrados no Brasil no que se refere à política de incentivo a inovação foram demonstrados na tarde durante o Congresso Internacional de Inovação, realizado entre os dias 17 e 19, pelo Sistema FIERGS - Sesi, Senai e IEL, pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Três empresas descreveram como estão obtendo sucesso utilizando corretamente os mecanismos disponíveis para o incentivo às iniciativas inovadoras.

A Altus Sistemas de Informática apresentou suas estratégias para utilização de linhas de financiamento à inovação, baseadas na identificação de editais e chamadas públicas para o direcionamento de recursos de fundos setoriais, como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Conforme a supervisora de pesquisa e desenvolvimento da Altus, Rosana Casais, o esforço já rendeu a empresa reconhecimentos como o Prêmio Finep Inovação Região Sul e o Prêmio CNI de Inovação 2008, com o projeto do primeiro chip comercial brasileiro.

Já a coordenadora contábil e fiscal da Artecola Indústrias Químicas, Elizabeth Henriques, apresentou os resultados fiscais que a empresa conquistou identificando oportunidades de incentivo à inovação compatíveis com o mercado em que atua. "Identificando corretamente as oportunidades disponibilizadas pelo sistema nacional de inovação conseguimos atingir um patamar de investimentos em pesquisa e desenvolvimento de R$ 2,5 milhões em 2008. Os novos produtos representam 18% de toda a receita líquida da empresa neste ano", revelou.

O terceiro case apresentado foi da Falker Automação Agrícola, empresa criada em 2005 e instalada na incubadora tecnológica do Cientec. De acordo com Márcio Albuquerque, sócio da empresa, utilizando os mecanismos de apoio à pesquisa e inovação, como a infra-estrutura da incubadora e parcerias com universidades como a UFRGS, a Falker conseguiu, em apenas três anos, captar clientes em todas as regiões do Brasil e iniciar contatos para exportações. "Esta estrutura permitiu que transformássemos uma idéia em uma empresa de fato", afirmou.

Após a apresentação dos cases, foi realizado um debate sobre os avanços e as limitações do sistema nacional de inovação. Participaram da discussão Henrique Freitas, chefe de Fiscalização da Receita Federal; Antônio França da Costa, da 3ª diretoria da Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União; Reinaldo Ferraz, coordenador-geral de Política Tecnológica e Industrial do Ministério de Ciência e Tecnologia; Gina Paladino, superintendente da Finep; Antonio Xavier, gerente de Gestão Estratégica de Inovação da Braskem; Elizabeth Henriques, coordenadora contábil e fiscal da Artecola Indústrias Químicas; e Marli Elizabeth Ritter dos Santos, coordenadora nacional do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência Tecnológica.

Publicado quarta-feira, 19 de Novembro de 2008 - 0h00