Você está aqui

Importações do RS crescem 81% em fevereiro

A retomada da economia gaúcha, depois de um período de ritmo lento devido à crise econômica mundial, fez com que as importações aumentassem 81% em fevereiro, em comparação com o mesmo período de 2009, somando US$ 1,1 bilhão. "A expansão da produção e do consumo estão impulsionando as compras externas, principalmente de matérias-primas e bens intermediários, e é um forte indicativo que este movimento deverá acelerar", disse o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Paulo Tigre, ao avaliar a balança comercial nesta quinta-feira (11).

Já as exportações tiveram uma pequena retração de 0,1% e somaram US$ 875 milhões em fevereiro, ante o mesmo mês de 2009. Contribuiu para o tímido resultado a desaceleração acentuada de 76% nas vendas dos produtos básicos. A colheita da soja começou somente na segunda quinzena de fevereiro e seus embarques deverão repercutir apenas em março.

A indústria foi responsável por 98% das vendas externas do Rio Grande do Sul. Quando avaliado apenas o setor industrial, as exportações apresentaram um crescimento de 4,2%. Os setores que mais contribuíram para o avanço foram Metalurgia Básica, Químico, Materiais Elétricos e Couro e Calçados.

O principal destino dos produtos do Estado em fevereiro foi a Argentina, que comprou 11,9% do total exportado, um incremento de 18% frente ao mesmo mês do ano passado. Já os segundo, terceiro e quarto maiores compradores reduziram seus pedidos: Estados Unidos (-28%), Paraguai (-16%) e China (-37%), respectivamente.

Publicado quinta-feira, 11 de Março de 2010 - 0h00