Indústria gaúcha fecha o ano com queda de 19% nas exportações

O setor industrial gaúcho fechou 2009 com uma queda de 19% nas vendas externas, em comparação com 2008, registrando uma participação de 85% nos embarques do Estado ao somar US$ 12,9 bilhões. "Apesar da forte retração, as empresas mostraram solidez e conseguiram buscar alternativas para se manter no mercado internacional. Num momento de crise, a manutenção dos destinos é o primeiro passo para a retomada das vendas", afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Paulo Tigre, ao avaliar os resultados da balança comercial.

Nessa base de comparação, as principais perdas foram verificadas nos setores de Material de Transporte (-71%), Máquinas e Equipamentos (-37%), Couros e calçados (-32%), Alimentos e Bebidas (-25%) e Química (-21%). Juntos, eles responderam por 50% das exportações.

O Estado teve uma performance melhor em relação ao Brasil, cujas vendas externas atingiram US$ 132,1 bilhões e caíram 24,4%. O Rio Grande do Sul manteve a terceira posição entre os principais exportadores, com embarques totais de US$ 15,2 bilhões, ficando atrás de São Paulo (US$ 42,4 bilhões) e Minas Gerais (US$ 19,5 bilhões).

Nas exportações, os bens de capital foram os produtos mais afetados, com uma desaceleração de 58%. No entanto, nas importações das indústrias gaúchas, figuraram entre os itens com menor taxa de retração (-15%). "Isso revela que, mesmo com a crise global, os empresários gaúchos mantiveram os investimentos", destacou Tigre.

Os três principais destinos dos produtos gaúchos no ano foram China, Argentina e Estados Unidos. Os chineses elevaram em 24% as suas compras, principalmente de grãos de soja e produtos químicos, aumentando sua participação de 10,5%, em 2008, para 15,6%, em 2009. No mesmo período, a Argentina recebeu 14% dos itens embarcados para o Exterior e se destacou por importar cerca de R$ 1 bilhão em energia elétrica. Já os norte-americanos deixaram de comprar 49%, reduzindo de 13,3% para 8,2% a sua fatia nas vendas gaúchas ao Exterior. As compras dos EUA ficaram mais concentradas em fumo em folha e calçados e couros.

Em relação às importações da indústria, a queda de 35% em 2009 continuou refletindo o menor nível de atividade econômica no Estado, pois as compras de insumos (matérias-primas e produtos intermediários) foram as que mais encolheram (-44%). As compras gaúchas totalizaram US$ 9,4 bilhões e o setor industrial respondeu por 97% desse valor. O saldo comercial dos produtos industriais ficou positivo em US$ 3,8 bilhões.

Publicado quinta-feira, 14 de Janeiro de 2010 - 0h00