Meeting discute o mercado de alimentos funcionais

O futuro da indústria mundial da alimentação está focado no desenvolvimento de produtos funcionais, que possuam uma ou mais substâncias capazes de modular ou aumentar as funções metabólicas. Por isto, um grupo de cinco entidades realizou o 1º Meeting de Inovação do Setor de Alimentos do Rio Grande do Sul, na FIERGS.

O professor da Unicamp e doutor pela Universidade da Califórnia, Valdomiro Sgarbieri, foi um dos palestrantes do evento. Ele falou sobre o mercado mundial de produtos funcionais, que em 2001 alcançou os US$ 47,6 bilhões. "A preocupação com a saúde estimula este mercado. Só na área de lácteos, principal alimento funcional, até 2010 deve haver um crescimento de 400% no comércio mundial", constatou.

Para o conselheiro do Conselho de Inovação e Tecnologia da FIERGS(Citec), Marcus Coester, o Rio Grande do Sul pode avançar muito na produção de alimentos funcionais, pela vocação ao agronegócio. "Temos que aproximar as universidades das empresas. O empreendedorismo deve chegar ao mundo acadêmico e o conhecimento científico também deve se aproximar do setor produtivo", disse.

O evento foi promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), Citec, Sindicato da Indústria da Alimentação, Unisinos, CaixaRS e Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS).

Publicado Terça-feira, 20 de Novembro de 2007 - 0h00