Programa ViraVida estará em Rio Grande e Uruguaiana em 2013

Rio Grande e Uruguaiana terão em 2013 turmas do Programa ViraVida. O anúncio foi feito durante a assinatura do convênio de cooperação entre Sesi-RS, Senai-RS, IEL-RS, Sebrae-RS e Senac-RS, na manhã desta quinta-feira, na FIERGS.O diretor-superintendente do Sesi-RS, Edison Lisboa, afirmou que Rio Grande, assim como uma nova turma em Porto Alegre, deve iniciar ainda no primeiro semestre, enquanto Uruguaiana ficará para a segunda metade do ano. Desenvolvido por iniciativa do Conselho Nacional do Sesi, que busca promover a elevação da autoestima e da escolaridade dos participantes, que tem entre 16 e 21 anos, indicados por instituições sociais.

O processo sócio educativo do programa está baseado em cursos profissionalizantes escolhidos conforme a demanda de cada mercado, o perfil e as expectativas dos adolescentes e jovens. Os cursos contemplam a necessidade de integração entre formação profissional, educação básica e noções de autogestão. Também asseguram aos alunos atendimento psicossocial, voltado ao resgate de valores e fortalecimento de vínculos familiares.

O Programa ViraVida atua em diversas frentes: na educação, no acompanhamento familiar e na busca de oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Coordenado pelos Departamentos Regionais do Sesi, é realizado em parceria com instituições do Sistema S − Senai, lEL, Sesc, Senac, Sebrae, Sest e Senat. O ViraVida já acontece em 16 Estados da federação.

Todos os participantes recebem uma bolsa de R$ 500,00, dos quais R$ 100,00 vão para uma conta poupança. A turma de Porto Alegre, que está sediada no Centro de Atividades Sesi Rubem Berta, frequenta os cursos de auxiliar administrativo promovido pelo Senai e o curso de técnicas de trabalho para assistente de restaurante promovido pelo Senac. Desde 9 de abril, eles estão recebendo, em período integral, reforço escolar e EJA de 1° a 4° série, atendimento psicossocial, atividades de lazer e formação profissional (Senai/Senac), oficinas de empreendedorismo (IEL/Sebrae), visitas culturais e aula de dança de rua, atendimento odontológico e nutricional, além de aulas de informática e de inglês (todos oferecidos pelo Sesi).

Publicado quinta-feira, 20 de Dezembro de 2012 - 0h00