Projeto dá oportunidade aos jovens em risco social

O presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli, esteve na quarta-feira no Rio Grande do Sul para apresentar o projeto ViraVida e buscar a adesão de parceiros do poder público e do Sistema S. Na FIERGS, Meneguelli foi recebido pelo presidente Paulo Tigre e pelo superintendente do Sesi-RS, Edison Lisboa, que apoiaram a iniciativa. O ViraVida foi criado para dar mais oportunidades aos jovens que estão em situação de exploração sexual e permitir que eles possam mudar de vida. Com uma proposta socioeducativa, ele promove a elevação da escolaridade, a profissionalização, o cuidado com a saúde e o fortalecimento dos vínculos familiares e a inserção desses adolescentes no mercado de trabalho.

Com a parceria de integrantes do Sistema S, Meneguelli também contou com o apoio do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, e a assinatura de um protocolo de intenções com o governado Tarso Genro. "O apoio será fundamental em todas as fases do projeto, desde a indicação dos jovens beneficiados a empregabilidade", disse Meneguelli.

Ao longo de dois anos, foram atendidos mais de 1.300 jovens e adolescentes em todo o País, com taxa média de 8% de evasão. Do total, 623 já concluíram os cursos e, desses, cerca de 80% estão inseridos no mercado de trabalho. O projeto ViraVida foi premiado como uma das 50 melhores práticas em atuação no País e pode ser considerado uma ação específica de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.

O Conselho Nacional do Sesi trabalha com a perspectiva de levar o ViraVida a todas as capitais brasileiras até o fim de 2012, quando deverá priorizar as demais cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, que ainda não estavam previstas: Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Cuiabá (MT) e Manaus (AM). No Rio Grande do Sul, a iniciativa está sendo alinhada com os parceiros e deverá ser lançada em setembro.

Publicado quarta-feira, 29 de Junho de 2011 - 0h00