Você está aqui

Seminário aborda a importância dos registros de invenções no exterior

Evento foi realizado na FIERGS pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI)

Os benefícios do Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes (PCT) foram debatidos quarta-feira, na FIERGS, durante o seminário "Como proteger seus Inventos no Exterior". O evento, realizado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), detalhou ainda os procedimentos para efetuação de um registro internacional e a evolução do sistema no Brasil. "Estamos fazendo este ciclo de palestras por que a FIERGS quer facilitar o ambiente de inovação", afirmou a superintendente do IEL-RS, Elisabeth Urban.

O PCT é um sistema internacional, com 139 países membros, que visa proteger as invenções dos empresários e pesquisadores no exterior. Desde 1978 atua no Brasil por meio do INPI. O principal administrador do programa de serviços do PCT, Rolando Hernández Vigaud, disse que apesar de o Brasil ser o país que mais solicita registros na América Latina, a procura ainda é baixa. De mais de 154 mil solicitações feitas em 2007, apenas 384 vieram dos brasileiros. "Disponibilizamos taxa mais baixas e promovemos seminários como este para incentivar os brasileiros a usarem mais este sistema de proteção", salientou.

Publicado quarta-feira, 21 de Maio de 2008 - 0h00