O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) inaugura nesta quarta-feira (31), às 10h, o Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas (av. Sertório, 473, em Porto Alegre), com a presença do presidente da FIERGS, Heitor José Müller. A unidade integra a rede nacional composta por 25 institutos de inovação (dois no Rio Grande do Sul) e 60 institutos de tecnologia (seis no RS) e está voltada à pesquisa, desenvolvimento e inovação de produtos e processos. Além disso, o novo espaço faz consultorias, análises laboratoriais e educação nas áreas de alimentos, bebidas, medicamentos, cosméticos, produtos para a saúde e saneantes.
O Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas pode atuar de acordo com a necessidade da indústrias, a partir de tendências tecnológicas e de mercado, incluindo novas formulações, ingredientes e matérias-primas, embalagens e aperfeiçoamento de processos. Os laboratórios do instituto tem condições de realizar os principais ensaios exigidos pelos órgãos regulamentadores, como detecção de Salmonella, coliformes totais e termotorelantes, Staphylococcus aureus, entre outros.
A unidade oferece ainda serviços em segurança de alimentos e adequações para atender a legislações, normas e regulamentos do mercado interno e externo. Entre estes serviços, inclui-se a implantação de requisitos das Boas Práticas de Fabricação e Manipulação de Alimentos e do Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), conforme metodologia do Programa Alimentos Seguros; e a implantação de requisitos específicos exigidos em normas de gestão da qualidade e da segurança de alimentos, como BRC, ISO 22000, FSSC 22000, IFS e Global Market, além de implantação de sistemas de rastreabilidade. O PAS foi desenvolvido por entidades do Sistema S para reduzir os riscos de contaminação de alimentos, e o instituto é o coordenador nacional do programa na indústria.
O instituto também ministra capacitações para os funcionários das empresas da área de alimentos e bebidas. Os cursos vão desde boas práticas de fabricação até rotulagem de alimentos de origem animal. O objetivo é apoiar a indústria de alimentos a se adequar aos regulamentos, garantindo segurança, higiene, qualidade e inovação.