Sesi lança Cozinha Moçambique

Metodologia do Cozinha Brasil atravessa o Atlântico

Depois de exportar sua tecnologia para o Uruguai, o Programa Sesi Cozinha Brasil chega à África. Foi inaugurado na sexta-feira, dia 17, em frente à Embaixada do Brasil em Maputo (Moçambique) o caminhão do Cozinha Moçambique, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nutricionistas capacitadas no Rio Grande do Sul vão ministrar aulas em 2009 que mostram como obter aproveitamento integral dos alimentos. O caminhão foi doado pela empresa Camargo Corrêa.

Tendo sua implantação coordenada pelo Sesi-RS, o Cozinha Moçambique, por meio dos cursos, conscientiza a população do país sobre a melhor maneira de reaproveitar os excedentes dos alimentos, como as cascas dos frutos que geralmente são jogadas no lixo. As receitas também apresentam alto valor nutritivo. Além disso, são repassados métodos para limpar os alimentos, maneiras de congelar e descongelar sem perder nutrientes, noções de educação alimentar, microbiologia e elaboração de lista de compras evitando o desperdício e valorizando a renda.

A capacitação dos profissionais vai ser realizada em Porto Alegre, na segunda quinzena de novembro. Para a elaboração das receitas, foi feita uma extensa pesquisa com relação aos hábitos alimentares da população moçambicana. Com muitos pontos em comum com o Brasil, a alimentação daquele país é baseada em frutas (caju, manga, côco), mandioca, milho, feijão, abóbora, peixe e camarão seco.

A coordenação do programa em Moçambique caberá à Unidade Técnica para a Promoção da Industrialização Rural, entidade vinculada ao Ministério da Indústria e Comércio daquele país. Como apoiadores a SOICO, empresa de TV local e o Programa Moçambique em Ação.

O presidente do Sistema FIERGS, Paulo Tigre, e o presidente do Conselho Deliberativo do Sesi, Jair Meneghelli, estiveram presentes.

Publicado sexta-feira, 10 de Outubro de 2008 - 0h00