Tecnologias sociais e a gestão empresarial sustentável serão tema de congresso na FIERGS

Os caminhos para o desenvolvimento sustentável passam por tecnologias sociais, abrangendo a gestão empresarial. Este será o enfoque do professor da PUC-SP, Ladislau Dowbor, doutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia (Polônia) em sua palestra no Congresso Internacional de Responsabilidade Social Empresarial, nos dias 15 e 16 de outubro, no Teatro do Sesi, em Porto Alegre. "Deve-se intensificar as políticas de sustentabilidade ambiental e contra a desigualdade econômica", destaca ele. "As novas tecnologias e uma nova ética política abrem essas perspectivas. O que temos pela frente é aprofundá-las. Isto envolve redirecionamento dos financiamentos dos bancos, reorientação das políticas urbanas, além de universalizar o acesso à banda larga, como instrumento fundamental de expansão do acesso ao conhecimento".

Ele diz que as novas tecnologias e opções de políticas adequadas devem permitir o uso de recursos naturais de forma sustentável e que o grande desafio está na redução da desigualdade. "Não podemos nos civilizar ermanecendo neste grupo dos dez países mais desiguais do planeta. É eticamente errado, economicamente burro, e politicamente insustentável", argumenta. O Congresso Internacional de Responsabilidade Social Empresarial é promovido pelo Sistema FIERGS, por meio do Sesi-RS e Centro Internacional de Negócios (CIN-RS) no âmbito do Programa Al-Invest IV, em parceira com a Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais.

O evento, cujo tema é Responsabilidade Social Empresarial como Diferencial Competitivo de Mercado, busca promover a discussão de conceitos éticos e sociais a fim de contribuir para o atual contexto mercadológico e é destinado a micro, pequenas e médias empresas. Outra palestra que deverá fomentar o debate, será a do filósofo e educador colombiano Bernardo Toro sobre Educação na Sociedade Sustentável. Ele acredita que a economia sustentável não combina com o critério de ganhar e perder. Conforme o educador, é importante a aprendizagem do cuidado no processo educativo - saber cuidar de si, do outro, do intelecto, do planeta e da espiritualidade. Toro defende o diálogo e a escuta como chaves para a criação desse novo mundo, assim como o respeito e o reconhecimento do outro.

O Congresso terá ainda a participação do vice-presidente do Forum Empresa, Felipe Lira, que abordará A RSE como Diferencial Competitivo; e do diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Forética, Tomas Sercovich, falando sobre a RSE Voltada para as Pequenas e Médias Empresas. Segundo Sercovich, as PMEs que adotam práticas de responsabilidade social empresarial obtêm melhor ambiente de trabalho, maior comprometimento de seus funcionários, relações mais consistentes, entre outras vantagens. Outro palestrante será o jornalista Ricardo Voltolini, também diretor de Ideia Sustentável - Estratégia e Inteligência em Sustentabilidade, empresa que atua em consultoria, educação, conteúdos e comunicação da sustentabilidade, que vai falar sobre Liderança Sustentável.

O evento contará com painéis de debate sobre Liderança Sustentável, que busca resultados justos e economicamente viáveis, promovendo a perenidade do negócio e gerando valor na sociedade; A Tecnologia Social na Prática, com apresentação de cases gaúchos e internacionais; e Cadeia de Valor, que designa uma série de atividades relacionadas e desenvolvidas pela empresa a fim de satisfazer as necessidades dos clientes englobando as relações com os fornecedores, os ciclos de produção e venda. As inscrições são gratuitas. Informações pelo telefone (51) 3362 2323 ou pelo site www.fiergs.org.br/congressorse

Publicado quinta-feira, 4 de Outubro de 2012 - 0h00