Desenvolvimento de Vacaria é destaque

O presidente do Sistema FIERGS, Paulo Tigre, foi o convidado especial da Câmara da Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços de Vacaria para palestrar a lideranças regionais sobre o panorama econômico do Estado e do Brasil no período pós-crise. O industrial também foi homenageado com a Comenda dos Pinhais, destinada aos empresários de atuação destacada.

"Nós buscamos sempre defender os interesses de todos os setores que representamos e temos feito isto dialogando em todos os canais que nos são abertos", disse Tigre, enfatizando que o Rio Grande do Sul tem plenas condições de aproveitar o bom momento da economia brasileira neste período pós-crise, embora precise melhorar o desempenho em áreas como educação e infraestrutura.

A programação teve também uma reunião de trabalho com empresários locais, que apontaram as principais necessidades da região, muito afetada pela questão do câmbio e pelas dificuldades de financiamentos e qualificação profissional. "Foi um dos principais eventos que realizamos em 2009, até porque contamos com Sesi, Senai e IEL para alavancarmos o nosso desenvolvimento", disse o presidente da CIC de Vacaria, Antônio Joildo da Silva.

A comitiva do Sistema FIERGS também participou da sanção da Lei Geral Municipal das Micro e Pequenas Empresas. "A intenção é facilitar a profissionalização e o acesso às licitações parte destes empreendedores", comentou o prefeito municipal Elói Poltronieri. Serão beneficiados 3.451 pequenos negócios do município. Segundo Tigre, a legislação é, hoje, um dos grandes instrumentos para estimular o crescimento dos pequenos negócios. "Como 98% das empresas brasileiras são de pequeno porte, as administrações municipais que buscam a melhoria do ambiente econômico para os micro e pequenos empreendimentos estão prestando um grande serviço às suas comunidades", avaliou.

O Sebrae/RS, lembrou Tigre, se insere neste processo sensibilizando os administradores municipais gaúchos sobre a importância da Lei Geral, orientado-os e informando-os a respeito dos benefícios que ela gera para os municípios. "Em janeiro, tínhamos apenas três municípios com a lei implementada. Hoje, já conseguimos superar a nossa meta de termos 100 cidades com a lei posta em prática até o final de 2009, pois já são 103 as localidades que adotaram este instrumento legal de melhoria das condições para as MPEs", concluiu o dirigente.

Além do presidente da FIERGS, também participaram da reunião o superintendente do Sebrae/RS, Marcelo Lopes, o presidente da CIC de Vacaria, Antônio Joildo da Silva, e o presidente em exercício da Câmara Municipal de Vereadores Valdemir Lira de Lima (PTB).

Publicado quinta-feira, 26 de Novembro de 2009 - 0h00