Os passos fundamentais para a competência intercultural

A intercultura tem três regras básicas: 1) o que é válido aqui não o é necessariamente em outro local, 2) não se deixe levar pelas aparências e 3) trate os outros como eles querem ser tratados. Esta foi a mensagem da psicóloga Andrea Sebben no Meeting Competência Intercultural - Elemento Chave para a Liderança, promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS) na sede da FIERGS. Sebben é autora do livro Expatriados.com − um novo desafio para os Interculturais.

A psicóloga afirmou que a intercultura é a arte de criar pontes. "Mesmo se o outro lado não quer, é possível", disse, enfatizando que é preciso buscar esse vínculo "a partir do que tens para oferecer e não a partir da tua carência". Destinado a diretores, líderes de indústrias e executivos de Recursos Humanos, Sebben falou da definição de países nos grupos coação, controle e harmonia, com definição linear, multilinear ou reativo e visão de passado, presente e futuro. A comunicação pode ser de alto ou baixo contexto, direta ou indireta, instrumental ou expressiva e formal ou informal. Além disso, classifica as culturas dos países com ordem ou flexibilidade. "Não está certo ou errado ser de uma forma ou outra", comentou, "mas se deve ter o conhecimento disto para corrigir possíveis ruídos e conseguir entrar no cenário intercultural", enfatizou.

Andréa é mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina e membro da IACCP (International Association for Cross-Cultural Psychology). Realizou o curso de Monitores Interculturais pela AFSA/Itália (Associazione per la Formazione, gli Scambi e le Attività Interculturali) e pelo Council of Europe (Europe Youth Centre) e também é autora de "Mais pontes, menos barreiras - a essência da intercultura entre nós", Editora Integrare, 2012. Andrea também é colaboradora do Programa Unesco −"Culture for Peace" no Manifesto pela Paz e Membro do Educational Advisory Council do AFS Internacional. Sua empresa atende agências de turismo, empresas e clubes de futebol, preparando para o trabalho no exterior ou estrangeiros no Brasil.

Publicado segunda-feira, 27 de Agosto de 2012 - 0h00