Você está aqui

A importância da criatividade para o crescimento econômico

A economista chinesa com formação nos Estados Unidos, Ann Lee, diz que a inovação é um requisito para o crescimento econômico. Segundo ela, que será uma das palestrantes do 1º Fórum da Inovação, dia 23 de outubro, no Teatro da Feevale (ERS-239, nº 2775 − Campus II − Universidade Feevale − Novo Hamburgo), quando a população continua a crescer e as tecnologias existentes podem alcançar economias de escala, um país corre o risco de ter alta taxa de desemprego, economia estagnada e diminuição, cada vez mais acelerada, dos recursos naturais. "Um exemplo mais recente é a invenção da Internet. Esta única inovação criou centenas de milhões de empregos na forma de empresas de internet, redes de fornecimento, web designers, etc., mas também tem causado a falência de muitas outras empresas. O resultado final é mais emprego e mais crescimento econômico, mas também muitas mudanças disruptivas no status quo", salienta. Ann Lee escreveu recentemente o best seller "O que os EUA podem aprender com a China".

O físico e matemático Leonard Mlodinow, roteirista do filme Star Treck − The Next Generation e do seriado MacGyver, também estará no evento promovido pelo Sistema FIERGS, por meio do IEL-RS, Sesi-RS e Senai-RS, no Teatro da Feevale (ERS-239, nº 2775 − Campus II − Universidade Feevale − Novo Hamburgo), dia 23 de outubro. O professor de Gestão da Inovação na Escola Politécnica de Milão e professor convidado na Universidade Mälardalen, Suécia, na Harvard Business School, e na Copenhagen Business School, Roberto Verganti, também confirmou presença. Ele dirige o Made In Lab, o laboratório para a educação executiva sobre a gestão de design e inovação e já produziu mais de 150 publicações, sendo o autor do livro Design-Driven Innovation, Changing the Rules of Competition by Radically Innovating what Things Mean, publicado pela Harvard Business Press.

O 1º Fórum de Inovação, que também terá outros especialistas e cases de empresas inovadoras, busca refletir sobre a inovação e a interdependência na economia, lembrando que esta deixou de ser um resultado, mas uma forma de qualificar as organizações em direção à sustentabilidade de seus negócios. O evento também dá sequência aos debates que resultaram dos cinco congressos internacionais de inovação e se prepara para a sexta edição que será realizada em 2014.

Publicado sexta-feira, 18 de Outubro de 2013 - 0h00